Dra. Carmen Ayuso, do Instituto de Investigación Sanitaria de la Fundación Jiménez Díaz, recebe o Prémio Nacional de Investigação na área da Medicina e Ciências da Saúde

  • Servimedia
  • 4 Julho 2025

Estes prémios destacam o talento e mérito de investigadores espanhóis com uma extensa carreira científica que desenvolvem um trabalho profissional de destaque e relevância internacional na sus área.

A Dra. Carmen Ayuso, diretora científica do Instituto de Investigação em Saúde da Fundação Jiménez Díaz (IIS-FJD/UAM), chefe do Departamento de Genética do hospital de Madrid e professora associada do Departamento de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid (UAM), recebeu do Rei o Prémio Nacional de Investigação “Gregorio Marañón” 2024 na área da Medicina e Ciências da Saúde.

No caso da Dra. Ayuso, o prémio reconhece “a sua brilhante e reconhecida carreira de investigação nas áreas da genética, epidemiologia, clínica e terapêutica das doenças raras” e “o seu contributo para a visibilidade da genética como especialidade médica e para a transformação da abordagem das doenças com uma visão translacional, respondendo aos desafios da Medicina Personalizada e de Precisão”, que não só contribui para o progresso e o bem-estar da sociedade, mas também para o fortalecimento do nosso país”, afirmou a Ministra da Ciência, Inovação e Universidades, Diana Morant, aquando do anúncio dos prémios no outono passado.

Após a entrega dos prémios e o discurso de Morant, que sublinhou que esta “é a edição com o maior número de mulheres premiadas”, seguiu-se uma mesa redonda moderada pela jornalista Silvia Intxaurrondo, na qual participou a Dra. Ayuso. Ayuso, juntamente com María Carmen García, Professora Investigadora do Conselho Nacional de Investigação de Espanha no Instituto de Física Corpuscular; Jerónimo Rodríguez, investigador do Instituto Ramón y Cajal de Investigação em Saúde; e Patricia Altea, investigadora do Centro Andaluz de Biologia Molecular e Medicina Regenerativa. No final da cerimónia, o Rei dirigiu algumas palavras aos participantes, nas quais afirmou que, com estes prémios, a Espanha reconhece o trabalho dos vencedores e presta-lhes homenagem porque são “esperança”. “O vosso talento impulsiona o progresso e constrói o futuro. E hoje valorizamo-lo e defendemo-lo numa nova edição destes prémios”, acrescentou.

PRÉMIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO

O Prémio Nacional de Investigação ‘Gregorio Marañón’ 2024, na área da Medicina e Ciências da Saúde, é o mais recente reconhecimento de uma longa e notável lista de galardões a crédito da diretora científica do IIS-FJD/UAM, para além da sua vasta experiência em vários domínios da ciência.

Com mais de 30 anos de carreira e experiência no campo da Genética, a galardoada desempenhou diferentes funções na Fundación Jiménez Díaz desde 1978, e a sua liderança deste departamento no centro de Madrid abrange também os serviços correspondentes nos outros três Hospitais Quirónsalud que fazem parte da Rede Única de Saúde Pública do Serviço de Saúde de Madrid (Sermas): Hospitais Universitários Rey Juan Carlos (Móstoles), Infanta Elena (Valdemoro) e General de Villalba (Collado Villalba), onde também se encontra o Instituto de Investigação Sanitária da Fundação Jiménez Díaz.

A Dra. Ayuso é também investigadora principal da Unidade de Investigação U704 do Centro de Investigação da Rede de Doenças Raras, professora associada da UAM, membro da Comissão Nacional de Reprodução Humana Assistida e académica correspondente da Real Academia Nacional de Medicina Espanhola (RANME) em “Genética Humana”.

É também especialista em doenças raras de origem genética, aconselhamento genético, diagnóstico molecular, sequenciação massiva e diagnóstico pré-natal, doenças neurossensoriais hereditárias, aplicação terapêutica em farmacogenética, terapia génica e celular, tendo participado em numerosos projetos de investigação. Os seus prémios incluem o Prémio Nacional de Genética (SEG) e o Prémio Feder de Investigação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dra. Carmen Ayuso, do Instituto de Investigación Sanitaria de la Fundación Jiménez Díaz, recebe o Prémio Nacional de Investigação na área da Medicina e Ciências da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião