BRANDS' ECO PhDTrials: “Às vezes, uma simples mensagem bem escrita pode abrir uma porta que muda tudo”

  • Conteúdo Patrocinado
  • 8:12

Finalista do Prémio Inovação na Internacionalização, a PhDTrials aposta na coragem de arriscar e na importância do contacto direto, mesmo com quem parece fora de alcance.

Num mundo em permanente transformação, onde as fronteiras do crescimento são ditadas pela capacidade de inovar e competir à escala global, 15 empresas portuguesas afirmam-se como protagonistas de uma nova geração empresarial. São as finalistas da 2.ª edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa da COTEC Portugal, do Santander e do World Trade Center Lisboa, que distingue abordagens ousadas e diferenciadoras à expansão internacional do negócio.

A PhDTrials acredita que o segredo da internacionalização passa por um gesto simples, mas corajoso: contactar diretamente quem pode abrir portas. Sem medo de ouvir “não”, com coragem para pedir conselhos e apresentar ideias, a empresa construiu o seu caminho com iniciativa, persistência e comunicação clara, mesmo quando o escritório era uma mesa de café numa feira industrial.

Que história da vossa internacionalização gostariam de partilhar com quem está agora a dar os primeiros passos nesse caminho?

Para quem está a começar um novo negócio, a história, ou conselho mais importante é: “não ter medo”.

Principalmente, não ter medo de contactar pessoas. Mesmo aquelas pessoas que à partida, parecem inalcançáveis; empresários de sucesso, líderes de grandes empresas (por vezes mesmo o CEO), investidores, figuras conhecidas, são, no fim do dia, pessoas, como tu e eu. Têm email, telemóvel, contactos disponíveis. Não deves ter medo de utilizar essas redes de contactos e apresentar o teu projeto.

Foi o que aconteceu com quase todos os grandes clientes da empresa, identificámos as pessoas chave e pedimos contactos, enviámos emails, mostrámos o projeto. Fizemos reuniões em feiras, quando ainda não tínhamos sequer um local para reunir, chegámos mesmo a fazer reuniões em mesas de café, no meio de uma feira industrial.

Não perdes nada em tentar. Às vezes, uma simples mensagem bem escrita pode abrir uma porta que muda tudo. Não partas do princípio que essas pessoas não respondem. Muitas vezes respondem e enviam-te para a pessoa certa. Não assumas que “sou muito pequeno para responder” ou “vão ignorar-me”. Alguns seguramente não responderão, mas muitos respondem e são esses que serão os teus primeiros clientes, investidores, etc.

Ter iniciativa, ser educado e direto pode levar-te mais longe do que imaginas. E mesmo que não respondam, aprendeste algo só por teres tido a coragem de tentar. Aprendeste que nos negócios tens que ser inovador, resiliente e não podes desistir. Por isso, arrisca. Fala com quem admiras, pede conselhos, apresenta o teu projeto. O “não” já tens. Vai atrás do “sim”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PhDTrials: “Às vezes, uma simples mensagem bem escrita pode abrir uma porta que muda tudo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião