Procura global de produtos de massa fermentada excederá 400 milhões de euros até 2035

  • Servimedia
  • 4 Julho 2025

O mercado mundial deverá registar um crescimento anual de 4,6%, impulsionado pela procura de produtos mais naturais, digeríveis e de fermentação lenta.

O mercado global de produtos de massa fermentada está em expansão. Impulsionado pelo crescente interesse dos consumidores por alimentos mais saudáveis e artesanais, o setor deverá registar uma taxa de crescimento anual de 4,6% na próxima década, de acordo com a análise da Future Market Insights.

O valor deste mercado deverá crescer de 279,6 milhões de dólares em 2025 (aproximadamente 257,4 milhões de euros) para 438,4 milhões de dólares em 2035 (aproximadamente 403,5 milhões de euros), consolidando uma tendência que combina a tradição da panificação com a inovação na indústria alimentar.

Embora o crescimento seja global, as dinâmicas regionais apresentam comportamentos diferenciados. A Europa continua a liderar o mercado em volume graças a uma forte cultura de panificação artesanal. No entanto, observa-se um grande dinamismo na Ásia-Pacífico, especialmente nos países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), onde se prevê que o mercado da massa fermentada cresça 7,4% ao ano, um impulso impulsionado pelo aumento do rendimento disponível e pela adoção de produtos de padaria de estilo ocidental.

A chave para esta expansão global reside nos benefícios digestivos e nutricionais que oferece, cada vez mais valorizados por um público preocupado com a sua saúde e com a origem dos alimentos que consome. O pão de massa lêveda é a escolha ideal para quem procura um pão com maior teor de fibra e menor teor de gordura, para além de ser mais fácil de digerir do que outros pães mais processados. É o que refere a Revista Ibero-Americana de Estudos de Engenharia e Tecnologia, no seu artigo “Influência da massa fermentada enriquecida com bactérias lácticas ácidas na massa de pão”, que destaca as propriedades funcionais derivadas da fermentação natural.

Este desenvolvimento já não se limita às padarias artesanais. O pão de massa fermentada conquistou também a grande distribuição, onde proliferam referências que aliam tradição e inovação. Desde opções rústicas, como o pão de massa fermentada Hogaza, da The Rustik Bakery, com uma fermentação lenta de 14 horas, até pães mais inovadores, como o Pan Cristallino, com dupla fermentação, alta hidratação e uma crosta ultrafina, a gama de produtos está a diversificar-se para responder a um consumidor mais informado e exigente.

De acordo com Pere Roche Bulnes, Strategic R&D Manager- R&D Bread Projects da Europastry, “a massa fermentada permite-nos oferecer produtos com mais sabor, melhor textura e maior qualidade, mas acima de tudo, mais naturais. Os consumidores atuais são cada vez mais exigentes e procuram autenticidade, processos honestos e ingredientes de qualidade. Na Europastry, passámos anos a investigar a forma de integrar a massa fermentada em diferentes processos sem renunciar ao caráter artesanal. É uma forma de respeitar as origens, mas com uma visão de futuro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procura global de produtos de massa fermentada excederá 400 milhões de euros até 2035

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião