Unbabel falha apoio da Iberis ao seu processo de aquisição
A gestora de 'private equity', acionista com menos de 10% do capital da Unbabel, recuou nas negociações de uma nova ronda de financiamento da tecnológica portuguesa.
A Unbabel estava a negociar uma nova ronda de financiamento com a Iberis Capital, que detém menos de 10% da tecnológica portuguesa, mas a gestora de private equity recuou. Tecnológica assegura que o processo de aquisição “em negociações com várias partes” continua.
“A Unbabel tem estado com um processo de aquisição em curso e está em negociações avançadas com várias partes. Um investidor optou por se afastar à última hora. Essa decisão não alterou o nosso foco. Continuamos a avançar e partilharemos mais informações na devida altura”, diz Vasco Pedro, CEO da Unbabel, numa reação enviada às redações, sem referir o nome do investidor.
Segundo noticiou o Jornal Económico, o investidor será a Iberis Capital. De acordo com o mesmo jornal, os prazos para a celebração dos acordos finais expiraram e, além disso, a Iberis alega que foi informada sobre “passivos existentes inesperados que impactam negativamente as Entidades do Grupo (por exemplo, passivos fiscais e warrants existentes, entre outros)”.
A gestora de private equity terá explicado à Unbabel que tanto a exposição temporal adicional como os passivos que a Iberis diz que desconhecia tiveram um impacto negativo significativo na avaliação do perfil de risco/retorno das entidades em questão.
A Iberis Capital participou na última ronda de financiamento da Unbabel em 2023, tendo angariado 19,5 milhões de euros numa ronda que contou com a participação também da GED Ventures Portugal, Point 72, Notion, ScaleVentures Partners e Caixa Capital.
(notícia atualizada com posição da Unbabel de que se trata um processo de aquisição e não de reestruturação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Unbabel falha apoio da Iberis ao seu processo de aquisição
{{ noCommentsLabel }}