Projeto “DeciDE Salud” do Hospital Geral de Villalba ganha um prémio nos Affective-Effective Awards por melhorar os resultados de saúde dos pacientes

  • Servimedia
  • 7 Julho 2025

“DeciDE Salud" é uma iniciativa de medicina baseada no valor, no que é realmente importante para o doente, bem como na evidência científica, que leva à tomada de decisão partilhada.

O projeto “DeciDE Salud: Tomada de decisões partilhada e voz do paciente”, desenvolvido e implementado pelo Hospital Universitário Geral de Villalba – pertencente à rede pública de Madrid (Sermas) – juntamente com os hospitais universitários Rey Juan Carlos (Móstoles), Infanta Elena (Valdemoro) e Fundación Jiménez Díaz (Madrid), foi galardoado com um dos prémios Affective-Effective, atribuído pela Johnson & Johnson, em colaboração com a Cátedras en Red, foi galardoada com um dos prémios Affective-Effective, atribuídos pela Johnson & Johnson, em colaboração com a Cátedras en Red, em reconhecimento da melhoria dos resultados de saúde dos pacientes proporcionada por esta iniciativa de medicina baseada no valor.

O prémio foi recebido por Marta del Olmo, Diretora Regional dos Hospitais Universitários Villalba General, Rey Juan Carlos e Infanta Elena e Diretora de Experiência do Doente da Fundação Jiménez Díaz, pelas mãos de Enrique Ruiz Escudero, ex-Ministro da Saúde da Comunidade de Madrid e Senador no Parlamento espanhol, em nome do grupo de profissionais dos quatro hospitais que apresentaram o projeto: Os médicos Jorge Short, Diretor Regional Adjunto dos três primeiros centros e Diretor Médico Adjunto do quarto; Rafael Martos, Chefe do Departamento de Hematologia do General de Villalba; Adriana Pascual, Diretora Médica do Infanta Elena; Raúl Córdoba, chefe adjunto do Departamento de Hematologia da Fundación Jiménez Díaz e coordenador da sua Unidade de Linfoma; e Álvaro Gomez-Meana, diretor de Organização, Processos e Tecnologias do Quirónsalud; juntamente com Del Olmo, todos membros da Unidade de Inovação Clínica e Organizacional (UICO) desta rede de cuidados de saúde.

Mais concretamente, o projeto recebeu o segundo prémio na categoria de “Iniciativa que melhora os resultados de saúde dos doentes desenvolvida por profissionais de saúde, individualmente ou em grupo” na 11ª edição destes prémios, que todos os anos reconhecem projetos promovidos por associações de doentes, ONGs, profissionais sociais e de saúde, universidades e jornalistas, centrados na sensibilização, humanização e melhoria dos resultados de saúde dos doentes.

Para o efeito, propõe um ambiente digital que permite relatar o processo de tomada de decisão partilhada e incorpora dados agregados de um programa de resultados e experiências de saúde relatados pelos doentes – os chamados PROMs (Patient Reported Outcomes Measures) e PREMs (Patient Reported Experience Measures).

“O programa, baseado na evidência científica, oferece ao doente informação completa, clara e rigorosa para o ajudar a tomar decisões em conjunto com o seu profissional de saúde, e para incentivar a sua máxima participação na escolha, conceção e planeamento do seu processo de saúde”, afirma o Dr. Martos.

Para tal, acrescenta, incorpora e avalia não só a informação clínica, mas também os resultados de saúde e a experiência pessoal, através da aplicação desenvolvida por esta rede de cuidados de saúde, o Portal do Doente, que está integrado no programa de registo eletrónico de saúde do próprio grupo, o Casiopea.

PLANEAMENTO

Como explica o Dr. Martos, aplicado à prática real, por exemplo, a um doente com linfoma, um tipo de cancro hematológico, uma vez confirmado o diagnóstico, “o especialista explica-lhe as opções de tratamento disponíveis na consulta, com os respectivos benefícios e possíveis efeitos, convidando-o a analisá-las de acordo com as suas necessidades, prioridades ou circunstâncias pessoais, antes de as partilhar numa consulta posterior para, em seguida, tomar uma decisão partilhada no âmbito do planeamento conjunto da melhor estratégia para o seu caso específico”.

Posteriormente“, acrescenta o hematologista, ”o doente recebe informações sobre as características, os resultados desejáveis e os possíveis efeitos das diferentes opções terapêuticas para as ponderar e atribuir uma ordem de prioridade pessoal a estes dados, bem como questionários que a sua equipa clínica concebeu especificamente para ele sobre os seus hábitos de vida, perceção dos sintomas, estado emocional ou valores”. A análise conjunta da informação clínica e da informação obtida através dos questionários, que lhes permite identificar os aspetos a que dão mais importância, tanto em termos de resultados como de tolerância a possíveis efeitos, “fecha o ciclo” entre a recolha de informação de saúde e de dados reportados pelo doente e o processo de tomada de decisão”, acrescenta.

“O resultado é a proposta da opção de tratamento que melhor se adapta às necessidades do doente, que é automaticamente integrada no seu historial clínico e que será avaliada com o seu profissional de saúde na consulta seguinte, integrando assim a perspetiva do utilizador no seu processo de saúde, de modo a que este possa desempenhar um papel de liderança e participar plena e ativamente no mesmo”, resume o Dr. Martos.

Em suma, dizem Del Olmo e Martos, “DeciDE Salud é uma ferramenta de tomada de decisão partilhada para melhorar os resultados em processos com elevado impacto na vida quotidiana e várias alternativas terapêuticas, que avalia o que mais importa para o doente – as suas experiências, opiniões, necessidades e prioridades – durante o processo de cuidados e o incorpora no seu plano terapêutico, para oferecer ao doente mais saúde, maior eficiência e uma melhor experiência”.

Impulsionada pela UICO, a iniciativa foi lançada no início de 2024 nos quatro hospitais, onde já é uma realidade para doentes com diagnósticos hematológicos complexos, a que se juntaram outros processos e especialidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projeto “DeciDE Salud” do Hospital Geral de Villalba ganha um prémio nos Affective-Effective Awards por melhorar os resultados de saúde dos pacientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião