UE está mais perto de um acordo de princípio sobre tarifas com os EUA
Comissão Europeia considera que foram "feitos progressos substanciais", após chamada entre Ursula von der Leyen e Donald Trump, para um acordo de princípio antes do prazo final de 9 de julho.
A União Europeia acredita estar mais perto de um acordo de princípio com os Estados Unidos, depois das negociações que decorreram na semana passada e da presidente da Comissão Europeia ter falado ao telefone com o presidente norte-americano no domingo.
“Foram feitos progressos substanciais para um acordo de princípio“, disse porta-voz da Comissão Europeia, Olaf Gill, no briefing diário da instituição, em Bruxelas.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente norte-americano, Donald Trump, tiveram uma “boa troca de opiniões” no domingo, de acordo com o sinalizado pelo porta-voz do executivo comunitário. “Queremos fechar um acordo com os EUA. Queremos evitar as tarifas. Acreditamos que elas provocam dor. Queremos alcançar um resultado win-win e não um resultado prejudicial para ambos“, disse.
Questionado diversas vezes pelos jornalistas, escusou-se contudo a adiantar mais detalhes. No domingo, o secretário norte-americano do Comércio afirmou que as chamadas “tarifas recíprocas” às importações vindas de todo o mundo, que tinham sido suspensas até 9 de julho, entrarão em vigor a 1 de agosto.
Horas antes, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse à emissora norte-americana CNN que as tarifas regressarão aos níveis de 2 de abril se os países ou blocos não tiverem acordos finalizados até 1 de agosto.
Na sexta-feira, Donald Trump disse que o Governo dos EUA iria enviar cartas, “provavelmente a 12” países, com os quais não chegou a um acordo comercial, para notificá-los das tarifas que pretende impor.
(Notícia atualizada às 12h24)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE está mais perto de um acordo de princípio sobre tarifas com os EUA
{{ noCommentsLabel }}