Ciemat junta-se ao ecossistema de investigação da Fundación Jiménez Díaz para reforçar a sua liderança na ciência translacional
A Dra. Carmen Ayuso, diretora do IIS-FJD, congratulou-se com a expansão da rede como uma oportunidade para continuar a melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
O Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (Ciemat), uma organização pública de investigação ligada ao Ministério da Ciência, Inovação e Universidades, formalizou a sua incorporação no acordo-quadro do Instituto de Investigación Sanitaria de la Fundación Jiménez Díaz (IIS-FJD), através dos seus grupos de investigação em Terapias Avançadas e em Medicina Regenerativa e Bioengenharia de Tecidos.
Esta adesão reforça uma aliança estratégica iniciada em 2021 pela Fundación Jiménez Díaz, a Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e a Fundación de Investigación del IIS-FJD (FIIS-FJD), e alargada em 2022 com a entrada dos Hospitais Universitários Rey Juan Carlos, Infanta Elena e General de Villalba. Com ele, o IIS-FJD consolida a sua dimensão multidisciplinar e incorpora novas capacidades científicas à sua atividade de investigação.
Parceiros itinerantes como o CIEMAT e a UAM“, disse a Dra. Carmen Ayuso, diretora do IIS-FJD, ”tornam possível que a nossa atividade de investigação multidisciplinar e translacional, orientada para a investigação básica, clínica, epidemiológica e de serviços de saúde, contribua para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas”.
A assinatura do acordo teve lugar num evento institucional realizado no Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz, com a participação de representantes de todas as entidades signatárias. Entre eles, Yolanda Benito, Diretora Geral do Ciemat, sublinhou que “esta nova aliança permitir-nos-á avançar em linhas de trabalho conjuntas com uma elevada projeção social, para além das nossas áreas tradicionais como a energia ou o ambiente”. Por seu lado, a reitora da UAM, Amaya Mendikoetxea, sublinhou a importância de expandir o ecossistema comum de investigação num quadro de excelência e colaboração.
Uma visão partilhada pelo Dr. Javier Arcos, diretor do hospital e presidente do Conselho de Administração do IIS-FJD, que recordou que “graças à adesão de cada vez mais instituições ao ambicioso desafio que iniciámos há anos, o IIS-FJD é hoje um dos mais importantes institutos de investigação em saúde em Espanha”. Na mesma linha, Marta del Olmo, diretora territorial dos hospitais públicos de Quirónsalud em Madrid, acrescentou que esta incorporação “reforça o trabalho em rede que temos vindo a desenvolver nos centros, também no âmbito da investigação”.
Com esta nova incorporação, o IIS-FJD reforça o seu compromisso com um modelo colaborativo de excelência, centrado na geração de conhecimento científico com um impacto real no sistema de saúde.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ciemat junta-se ao ecossistema de investigação da Fundación Jiménez Díaz para reforçar a sua liderança na ciência translacional
{{ noCommentsLabel }}