Mais-valia com imóvel ‘entorna’ 26% do lucro da Sumol+Compal
Grupo de bebidas com cinco fábricas e 1.240 trabalhadores atinge recorde de faturação em 2024: 385 milhões de euros. Nova linha de transformação de fruta em Almeirim reduz dependência de fornecedores.
Os lucros da Sumol+Compal encolheram 26% para 14,1 milhões de euros no ano passado, o que a companhia atribui ao “efeito não recorrente” da mais-valia registada no exercício anterior com a alienação de um imóvel em Carnaxide.
Foi também esse proveito extra de 10,5 milhões de euros que fez com que tanto o resultado operacional (28,6 milhões) como o cash-flow operacional (44,6 milhões) tenham diminuído 23% e 16,3%, respetivamente, face ao ano anterior. A dívida remunerada líquida era de 180 milhões no fecho do ano, correspondendo a quatro vezes o EBITDA.
O relatório de gestão relativo a 2024 mostra que o volume de negócios ascendeu a 385 milhões de euros (dos quais 65,8 milhões fora de Portugal), gerando uma margem bruta de 187,8 milhões. Este aumento homólogo de 3,6% na faturação fixa um novo máximo histórico para a Sumol+Compal, que conta este ano superar pela primeira vez os 400 milhões neste indicador.
“Este nível de atividade deverá permitir uma progressão moderada dos resultados operacionais. Os resultados financeiros deverão beneficiar da redução das taxas de juro e de uma ligeira redução da dívida financeira média. Decorrendo destas evoluções, os resultados líquidos e o EBITDA deverão registar um crescimento sustentado”, perspetiva.
A dona das marcas de sumos Compal, Sumol, Um Bongo, das águas Serra da Estrela e Frize ou da Compal da Horta (vegetais e produtos de tomate) – tem ainda como marcas parceiras a Pepsi, 7Up, Guaraná, Lipton ou Estrela Damm –, distribuiu 2,5 milhões de euros em dividendos e devolveu 10,3 milhões aos acionistas em resultado de uma redução do capital social por amortização de ações.
Investimento sobe à boleia do PRR
Num ano em que o investimento do grupo atingiu 22,7 milhões de euros, um “valor substancialmente superior ao histórico” impulsionado pela execução de projetos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o destaque vai para uma nova linha de transformação da fruta erguida em Almeirim com capacidade para processar dez toneladas por hora e que em 2025 vai viabilizar o lançamento de uma dezena de novos produtos.
No mesmo documento, a companhia liderada por Diogo Dias detalha que permite “produzir sumos com um perfil polposo e aveludado, além de aproveitar um coproduto rico em fibra – a polpa da fruta” e que “contribuirá significativamente para a redução da dependência de fornecedores externos e minimizará a exposição ao risco do mercado em abastecimento de matérias-primas de fruta”.

Com sede em Carnaxide e quatro fábricas localizadas em Almeirim, Pombal, Vila Flor e Gouveia, além de oito centros de venda (Póvoa de Varzim, Esmoriz, Coimbra, Pombal, Carnaxide, Seixal, Évora e Faro), o grupo está presente em Moçambique com fábrica e serviços centrais em Boane e apoio comercial em Maputo. Em termos comerciais, diz que tem os seus produtos à venda em mais de 50 países.
A Sumol+Compal empregava 1.240 pessoas no final do ano passado, dos quais 94% em Portugal e os restantes em Moçambique. Os gastos com pessoal ascenderam a 47 milhões de euros (+7% face a 2023), com a subida na rubrica de remunerações a resultar do “incremento da atividade e do continuado reforço da competitividade salarial, o incremento da ação social e das indemnizações resultantes de reorganizações ocorridas em diferentes áreas da empresa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais-valia com imóvel ‘entorna’ 26% do lucro da Sumol+Compal
{{ noCommentsLabel }}