Plano de expansão do aeroporto Sá Carneiro entregue até primeiro trimestre de 2026

A ANA está a trabalhar num masterplan para a expansão do aeroporto do Porto, prevendo entregar este plano até ao final do ano, início do próximo. Obras de reforço da pista concluídas até março de 2026

O plano de expansão para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, deverá ser entregue pela ANA – Aeroportos de Portugal até ao final deste ano, primeiro trimestre do próximo ano, anunciou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. Já as obras de reforço estrutural da pista, no valor de 50 milhões de euros, deverão estar concluídas até março de 2026.

A melhoria e ampliação do aeroporto Sá Carneiro é uma das medidas incluídas no plano de privatização da TAP, anunciadas pelo Executivo esta quinta-feira e que prevê a venda de até 49,9% do capital da companhia aérea portuguesa.

Segundo explicou Miguel Pinto Luz, a ANA está a trabalhar no desenvolvimento do plano de expansão do aeroporto do Porto, o qual deverá ser apresentado ou ainda este ano, ou no arranque do próximo.

A ampliação do aeroporto Sá Carneiro tem vindo a ser reclamada há vários anos, após anos de forte crescimento. O próprio Governo assumiu que quer apoiar o crescimento da infraestrutura e quer que o Porto se afirme como uma espécie de segundo hub em Portugal.

O plano de expansão prevê reforçar a capacidade do aeroporto para acomodar mais procura a longo prazo, além de contemplar a expansão de todo o complexo aeroportuário, promover uma maior eficiência operacional e conectividade, reforçando a estratégia de hub regional e posicionando o Sá Carneiro como aeroporto de referência no noroeste da Península Ibérica.

Em simultâneo estão a decorrer obras para melhorar a pista. O investimento de 50 milhões vai fazer o reforço estrutural do pavimento, a substituição dos sistemas luminosos e do sistema de drenagem, assim como instalar um novo sistema de luzes para operação em condições de baixа visibilidade.

Estas obras arrancaram no dia 31 de julho do ano passado e previa-se que durassem 19 meses. de acordo com a apresentação do Governo, está projetada a conclusão das obras no final do primeiro trimestre de 2026.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plano de expansão do aeroporto Sá Carneiro entregue até primeiro trimestre de 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião