Grupo Sousa compra mediadora de cargas da Maia
A GS Marítima (Grupo Sousa) notificou a Autoridade da Concorrência sobre o controlo exclusivo da Tirgal, transitária a partir dos portos de Lisboa e Leixões para Madeira, Açores e África.
A GS Marítima (grupo Sousa) comprou a Tirgal – Transitários de Portugal Lda., uma empresa da Maia que organiza as operações ligadas ao transporte internacional de mercadorias e atividades logísticas complementares, de acordo com a informação divulgada esta segunda-feira pela Autoridade da Concorrência (AdC).
A Tirgal, associada da APAT – Associação dos Transitários de Portugal e liderada por José António Santos e Hugo Santos, é uma sociedade ativa na prestação de serviços de transitário essencialmente por mar para carga contentorizada e convencional, a partir dos portos de Lisboa e Leixões para as regiões autónomas da Madeira e Açores, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola.
Por sua vez, o comprador – o grupo marítimo-portuário Sousa – opera nos setores da logística, energia (gás natural) e turismo e detém empresas armadoras, empresas de operação portuária e de camionagem, agentes de navegação, transitários, logística, rebocadores e armazéns.
“Quaisquer observações sobre a operação de concentração em causa devem identificar o interessado e indicar o respetivo endereço postal, email e número de telefone. Se aplicável, as observações devem ser acompanhadas de uma versão não confidencial, bem como da fundamentação do seu caráter confidencial, sob pena de serem tornadas públicas”, informa a autoridade responsável pela concorrência.
Em fevereiro, a AdC aprovou a venda da posição na TSA – Terminal de Santa Apolónia, concessionária deste terminal multiusos de Lisboa, que pertencia ao grupo Sousa. O negócio com a ETE – Empresa de Tráfego e Estiva surgiu cerca de dois meses após o regulador liderado por Nuno Cunha Rodrigues indicar que o grupo madeirense, com sede no Funchal, teria de alienar a participação de 50% na TSA de forma a conseguir concluir o investimento na Sotagus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grupo Sousa compra mediadora de cargas da Maia
{{ noCommentsLabel }}