BRANDS' ECO Sustentabilidade e Um Mar de Oportunidades

  • Conteúdo Patrocinado
  • 14 Julho 2025

Promovida pela Smurfit Westrock, a conferência ‘Um Mar de Oportunidades’ debateu inovação e sustentabilidade no setor das embalagens e abordou os desafios e oportunidades da atualidade e o futuro.

Inovação e sustentabilidade no setor das embalagens, os desafios e oportunidades da atualidade e o futuro da indústria estiveram em destaque na conferência “Um Mar de Oportunidades”, promovida pela Smurfit Westrock no emblemático e premiado Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, num encontro que reuniu profissionais, empresas e parceiros do ecossistema Better Planet Packaging (BPP), uma aposta da Smurfit Westrock para acelerar a transição para embalagens mais sustentáveis.

Na sessão de abertura, Ignacio Sevillano, CEO da empresa para Espanha, Portugal e Marrocos, após reforçar a presença global da Smurfit Westrock – multinacional líder mundial em embalagens sustentáveis à base de papel, que resulta da fusão, há precisamente um ano, entre o grupo Smurfit Kappa (Irlanda) e a WestRock Company (EUA) – sublinhou que a sustentabilidade “faz parte do ADN da empresa” e “felizmente, não é uma moda”. “Isto quer dizer que vamos precisar de muito trabalho, dedicação, recursos e esforço. Mas, para isso, estamos aqui”, acrescentou o CEO.

Ignacio Sevillano, CEO Smurfit Westrock Spain | Portugal | Morocco

Ignacio Sevillano apontou ainda à BPP, iniciativa que nasceu em 2018 e é, segundo o próprio, “um passo à frente da sustentabilidade”. “Quando alguém pensa em sustentabilidade, pensa numa forma de minimizar o impacto no mundo. A BPP não é apenas minimizar o impacto no mundo. Trata-se de eliminar o impacto no mundo“, garantiu.

Raúl André, regional manager da Smurfit Westrock Portugal, na introdução à conferência, aludiu ao tema central para afirmar que “a sustentabilidade e a inovação não são apenas desafios, são oportunidades reais que podemos e devemos aproveitar juntos”. No entanto, reforçou que “no centro da transformação não está o papel, o cartão ou a eficiência energética. Estão as pessoas“.

Muitos dos avanços que aqui apresentamos não teriam sido possíveis sem a vossa colaboração, impulso e visão”, afirmou Raúl André, antes de garantir que a Smurfit Westrock irá “continuar a investir no talento local”.

Ainda na abertura, Jesús Rivas, innovation manager do grupo em Espanha, Portugal e Marrocos, apresentou as sete categorias em que se baseia a inovação e sustentabilidade: materiais, retail ready packaging (embalagem pronta para exposição do produto), embalagem de consumo, displays, embalagens industriais, e-commerce e realidade virtual.

Refira-se que a Smurfit Westrock tem presença industrial em Portugal através de duas unidades, em S. Paio de Oleiros e Vila do Conde.

Demonstração de casos concretos

Esta conferência foi também uma reunião com clientes, centrada na sustentabilidade, inovação e tendências do setor. Por isso, nada melhor do que dar a conhecer alguns casos práticos destas sinergias.

Pedro Mascarenhas, diretor de marketing da Alves Bandeira, grupo do setor da energia que completa 50 anos, e Rui Ferreira, diretor comercial da Smurfit Westrock, apresentaram um desses exemplos: a premiada Lamp Box, uma caixa para vinhos que serviu de oferta natalícia aos clientes da Alves Bandeira e que se transforma num candeeiro. Uma segunda vida para as embalagens de cartão de suporte a vinhos, que demonstra “a partilha de valores na área da sustentabilidade” entre as duas empresas, como sublinhou Rui Ferreira.

Um alinhamento que encontra paralelo na relação da Smurfit Westrock com a Lactogal, empresa especializada em laticínios e derivados. Através de Carlos Silva, gestor de compras e marketing, e Miguel Barbosa, diretor-geral de displays da Smurfit Westrock Sorpel, foi apresentada a iniciativa A força de uma relação sustentável. “Com esta parceria conseguimos maior presença, com materiais mais sustentáveis”, referiu Carlos Silva.

Marta Mendes, senior sustainability manager da Symington, apresentou a Gestão sustentável da cadeia de fornecimento, através do exemplo da empresa ligada ao setor vinícola. “A sustentabilidade abarca tantos temas que nos podemos perder em iniciativas avulsas e não conseguimos identificar onde devemos dar prioridade. Nesse sentido, é importante olhar para os impactos mais prementes, riscos e oportunidades do nosso negócio”, explicou.

Ainda da parte da manhã, Jurgita Girzadiene, responsável pela BPP da Smurfit Westrock na Europa, contextualizou a iniciativa sob o mote Navegando no mar da sustentabilidade, com a ambição ambiental de “não deixar rasto algum para as gerações futuras“.

No regresso após pausa para o almoço, Arco Berkenbosch, chief innovation officer da Smurfit Westrock na Europa, sublinhou a importância de sustentabilidade e inovação caminharem lado a lado, e aportou que “o desafio da atualidade não é gerar ideias, mas sim selecionar e focarmo-nos nas ideias certas”, referindo-se à importância das “soluções locais, adaptáveis a cada realidade”.

Sustentabilidade à mesa e Dar ao Pedal

A parte da tarde contou com mais três intervenções. O chef Rui Paula trouxe a sustentabilidade para a mesa, o professor catedrático da Universidade do Porto e investigador no INESC Porto, Américo Azevedo, falou sobre a transformação digital das empresas e Jorge Sequeira, keynote speaker do evento, abordou temas como a liderança e a motivação de equipas, com base no seu livro Dar ao Pedal.

Rui Paula sublinhou que, à mesa, “a tradição não é inimiga da inovação”, dando exemplos de pratos com “zero desperdício” e destacando a importância das pessoas e das equipas. “Cozinhar é um ato de amor“, afirmou.

Américo Azevedo apresentou a indústria X.0 e a importância da latência e da capacidade de reação das empresas. “Quando se fala em digitalização, as empresas precisam de avaliar a sua maturidade”, disse, lembrando que “o futuro das empresas será cada vez mais digital e sustentável”.

Jorge Sequeira, com a sua reconhecida capacidade de contar histórias, reforçou a importância, para pessoas e organizações, de “ser positivo, trabalhar em equipa, não apresentar desculpas, ter autonomia e capacidade de liderança”.

A conferência contou ainda com um momento de animação protagonizado pelos desenhadores da Smurfit Westrock, num Box Master.

No encerramento da sessão, Teo Pastor, diretor de vendas e marketing da Smurfit Westrock para Espanha, Portugal e Marrocos, garantiu que “Portugal é um mercado estratégico para a empresa“, enquanto Raúl André reforçou a vontade de “construirmos juntos um futuro mais sustentável”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sustentabilidade e Um Mar de Oportunidades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião