KKR prevê que bolsa europeia tenha desempenho melhor que norte-americana e por mais tempo do que o previsto
As diferenças de avaliação entre os EUA e a Europa estão perto de máximos históricos, justamente quando «a história europeia pode estar a mudar para melhor».
A empresa global de investimentos KKR publicou o seu relatório semestral, no qual reafirma a sua visão otimista sobre os mercados globais e destaca que as ações europeias podem superar as americanas por mais tempo do que o previsto pelo consenso.
De acordo com a equipa liderada por Henry McVey, CIO da KKR e Diretor de Balanço e Diretor de Macroeconomia Global e Alocação de Ativos (GMAA), as diferenças de avaliação entre os EUA e a Europa estão perto de máximos históricos, justamente quando «a história europeia pode estar a mudar para melhor».
Entre os fatores que sustentam esta visão destacam-se um euro mais forte, maiores gastos com defesa e infraestruturas, interesse sustentado em energias renováveis face aos elevados custos energéticos, mercados de capitais mais profundos e menores restrições transfronteiriças.
A KKR acredita que estes elementos podem gerar uma mudança estrutural mais sólida do que o mercado antecipa, com potencial especial em ações de defesa e bancos europeus.
O relatório, intitulado «Crie a sua própria sorte», também sublinha que, apesar de um início de ano turbulento, o ciclo atual poderá prolongar-se graças às condições financeiras atrativas, à flexibilização monetária global, às melhorias contínuas na produtividade e à baixa emissão líquida de ativos de risco (OPVs, high yield, empréstimos alavancados).
Além disso, a KKR destaca que o ciclo de produtividade atual se assemelha ao dos anos 90, o que poderia impulsionar os mercados além do esperado. Da mesma forma, eles apontam que o capital privado continuará se destacando, graças à dispersão e ao controle operacional; e que as oportunidades de investimento em infraestruturas por parte de investidores privados estão a crescer graças à transição energética e às restrições fiscais aos gastos públicos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
KKR prevê que bolsa europeia tenha desempenho melhor que norte-americana e por mais tempo do que o previsto
{{ noCommentsLabel }}