ISDIN lança conto com IA que promove a saúde da pele e a autoestima das crianças

  • Servimedia
  • 8:08

O projeto Skintales permite criar uma história personalizada com IA que ajuda as crianças a aprenderem a amar o seu corpo e promove a empatia pela diversidade de tons de pele.

O laboratório ISDIN lançou o Skintales, um conto personalizado feito com inteligência artificial, com um triplo objetivo: educar sobre a importância de cuidar da pele para prevenir o cancro, promover a empatia pela diversidade de peles e ajudar as crianças a aceitar e amar o seu corpo.

O Skintales procura contribuir para o bem-estar de meninos e meninas, já que a empresa aponta que três em cada quatro menores de 12 anos odeiam o seu corpo e não gostam da sua aparência, de acordo com um estudo da organização de saúde mental juvenil do Reino Unido Stem4. Além disso, de acordo com uma investigação da revista médica JAMA Dermatology, publicada pela Associação Médica Americana (AMA), 73% dos menores com doenças de pele foram vítimas de bullying escolar.

«As doenças de pele não são apenas um problema físico. Na consulta, vejo frequentemente como a acne, a dermatite ou a psoríase afetam profundamente a autoestima, geram ansiedade e até provocam isolamento social, sobretudo nos mais jovens. Por isso, é fundamental visibilizar esta dimensão emocional e tratar a pele tendo também em conta o bem-estar psicológico do paciente», afirmou a Dra. Eulalia Baselga, dermatologista pediátrica.

O projeto faz parte do movimento ISDIN Love Your Skin para conhecer, amar e cuidar da pele com o objetivo de inspirar um futuro sem cancro de pele. «O nosso propósito na ISDIN é inspirar um futuro sem cancro de pele e, para isso, é fundamental educar desde a infância, porque 80% dos danos solares de toda uma vida são recebidos antes dos 18 anos e são cumulativos. Juntamente com a campanha escolar de fotoproteção, que realizamos há 30 anos, Skin Tales é outra ferramenta para conscientizar as crianças, de forma lúdica e participativa, sobre a importância de se protegerem do sol”, explica Juan Naya, CEO da ISDIN.

Ao aceder ao portal Skintales, pais, mães ou professores podem criar um avatar personalizado para cada criança. Através desta representação virtual, entra numa história onde encontra um espelho mágico que lhe lembra a importância de olhar para os corpos com amor e respeito, tanto para consigo mesmo como para os outros. A partir daí, desenvolve-se uma história que aborda temas como o cuidado da pele através da fotoproteção ou a necessidade de erradicar a estigmatização das condições dermatológicas.

CHAMADA DE ATENÇÃO

No âmbito da 78ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio, a OMS adotou uma resolução histórica que reconhece pela primeira vez as doenças cutâneas como uma prioridade de saúde pública global. Esta resolução destaca não só o peso médico destas condições, mas também as suas profundas consequências sociais e emocionais.

A OMS alerta que as pessoas que vivem com doenças de pele geralmente enfrentam discriminação, estigmatização e exclusão social, o que aumenta o risco de sofrer de transtornos mentais como ansiedade e depressão. Por isso, o organismo exorta os Estados-Membros e a comunidade internacional a integrar a saúde mental nos serviços dermatológicos, a promover a educação em autocuidado para pacientes e famílias e a promover ativamente a aceitação social, com o objetivo de reduzir o estigma associado a estas doenças.

Nesse sentido, a ISDIN lança Skintales como uma história com impacto positivo, uma alternativa à literatura infantil clássica que muitas vezes representa os vilões dos contos com peculiaridades físicas associadas à maldade.

“Historicamente, as bruxas são representadas com verrugas e o vilão do Rei Leão se chama Scar (cicatriz em inglês). As crianças tendem a acreditar no que ouvem e este conto explica-lhes que a beleza do seu corpo não está na sua forma, mas na forma como o usam: que foi feito para ser amado e que têm de se aceitar a si próprias e aceitar os outros», acrescenta Aurea Benito, psicóloga e Diretora de Pessoas da ISDIN.

O conto Skintales será incorporado à campanha de conscientização escolar da ISDIN sobre fotoproteção, que este ano comemora seu 30º aniversário. Nestas três décadas, o laboratório líder em fotoproteção e dermatologia formou mais de 7 milhões de crianças sobre a importância de se protegerem dos efeitos nocivos do sol. Com esta nova ferramenta educativa, a campanha é reforçada, dando também atenção à autoestima dos mais pequenos e ao respeito pela diversidade de peles.

Além disso, como parte do seu compromisso com a fotoproteção pediátrica, a ISDIN indicou que lançou recentemente outras iniciativas inovadoras. Um exemplo é o UV Tattoo To Learn, um autocolante temporário que avisa as crianças quando passam demasiado tempo ao sol sem proteção e as lembra de que devem aplicar protetor solar. Trata-se de um gesto fundamental, uma vez que a utilização de um protetor solar adequado durante os primeiros 18 anos de vida pode reduzir em 78 % o risco de cancro da pele na idade adulta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISDIN lança conto com IA que promove a saúde da pele e a autoestima das crianças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião