Têxtil Be Stitch e HCOR em leilão por mais de sete milhões
Após uma tentativa de venda falhada no ano passado, a leiloeira explica que a estratégia atual conjuga os ativos das duas insolventes, incluindo o imóvel onde laborava a Be Stitch.
A unidade industrial completa do setor têxtil que integrava as insolventes Be Stitch e a HCOR está à venda em leilão por mais de sete milhões de euros. As licitações decorrem até 22 de julho.
A Leilosoc, leiloeira responsável, explica que “após uma primeira tentativa de venda para os bens móveis da Be Stitch, através de leilão presencial em outubro do ano passado, a estratégia atual conjuga os ativos das duas empresas insolventes, os bens móveis da Be Stitch e o imóvel da HCOR, onde laborava a Be Stitch”.
O passivo insolvente é composto por armazém e duas unidades de produção de tinturaria e acabamentos, e de tecelagem e confeção.
Localizado no Parque industrial de Mide, em Lordelo, Guimarães, o armazém tem uma área bruta de construção de 9.792 metros quadrados e está implantado num terreno com 17.550 metros quadrados.
A secção de tinturaria e acabamentos, que laborava nas instalações do armazém, é composta por máquinas e equipamentos de apoio à indústria têxtil, outros equipamentos industriais, equipamentos de escritório, carregadores de veículos elétricos e mais de 2.230 painéis solares – que correspondem a 21% das necessidades energéticas desta unidade de produção.
O segmento produtivo de tecelagem e confeção localiza-se em Gondar, Guimarães. Esta unidade de produção contempla 30 teares retos, máquinas e equipamentos de apoio à indústria têxtil, stock de matérias-primas, outros equipamentos industriais, equipamentos de escritório e carregadores de veículos elétricos.
Os ativos são apresentados ao mercado em três combinações:
- Universalidade dos bens: Esta combinação inclui o armazém, a unidade de produção 1 (tinturaria e acabamentos), a unidade de produção 2 (tecelagem e confeção/ logística) e os veículos. Os ativos têm um valor base de venda de 7.085.862,40 euros e um valor mínimo de venda de 6.022.983,00 euros.
- Unidade industrial completa: A venda conjunta do armazém e da unidade de produção 1 (tinturaria e acabamentos) está avaliada em 5.920.956,47 euros (valor base), com um valor mínimo de 5.032.813,00 euros.
- Totalidade dos equipamentos: A totalidade dos equipamentos para as unidades de produção 1 (tinturaria e acabamentos) e 2 (tecelagem e confeção/ logística) tem um valor base de 1.985.041,18 euros e um valor mínimo de 1.687.285,00 euros.
A leiloeira esclarece que os interessados podem licitar no imóvel isolado, que tem um valor base de venda de 5.042.880,00 euros e um valor mínimo de venda de 4.286.448,00 euros. Por sua vez, é possível adquirir as duas unidades de produção individualmente. Os nove veículos ligeiros de mercadorias e de passageiros estão também disponíveis para receber licitações lote a lote.
O imóvel beneficia de isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo. As visitas aos ativos realizam-se na sexta-feira, dia 18 de julho, nos seguintes horários entre às 14h30 e as 17h00. Para participar neste leilão, que decorre na plataforma de leilões da Leilosoc, é preciso efetuar um registo gratuito antes de licitar o imóvel.
Fundada em 2003 como uma pequena confeção destinada ao têxtil-lar, a Be Stitch era presença habitual nas feiras internacionais do setor, chegou a integrar a lista das empresas com melhor ritmo de crescimento no final da década passada. Depois de no verão de 2023 ter avançado com o despedimento coletivo de 60 trabalhadores, a fabricante e comercializadora de têxteis-lar, que era liderada por Rui Machado, dono do Pevidém Sport Clube, entrou em processo de insolvência.
Constituída em 2008, a HCOR, que tinha como único sócio-gerente Rui Machado, proprietário da BeStitch, dedicava-se à compra e venda de bens imóveis. Além disso, atuava na promoção e desenvolvimento de projetos imobiliários, na gestão e administração de condomínios e na representação de marcas e patentes estrangeiras ou nacionais, relacionadas com o setor imobiliário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Têxtil Be Stitch e HCOR em leilão por mais de sete milhões
{{ noCommentsLabel }}