Vendas na América Latina e subida na bolsa marcam os seis meses de Murtra na Telefónica
«A nossa revisão será ambiciosa, será realizada com análise e com um rigor profissional», afirmou o presidente da Telefónica durante a Assembleia de Acionistas realizada em abril.
Marc Murtra assumiu a presidência da Telefónica em meados de janeiro de 2025. Seis meses depois, o seu mandato é marcado por dois marcos importantes, como são as vendas na América Latina e a subida da cotação da operadora, à espera de um terceiro grande marco nos próximos meses: o novo plano estratégico no qual a empresa vem trabalhando há semanas.
Nestes seis meses, a Telefónica anunciou cinco vendas na América Latina. Duas delas já estão fechadas, como as da Argentina e do Peru, e outras três, as da Colômbia, Uruguai e Equador, estão pendentes de aprovações regulatórias para seu fechamento.
Estas transações certificam a capacidade de decisão e execução da nova equipa de gestão, e o próprio Murtra reconheceu que continuarão a analisar as oportunidades que possam surgir nas restantes operações que a Telefónica tem na região.
Além disso, a Telefónica concluiu a compra de 50% da FiBrasil, passando a controlar a totalidade deste veículo, com o qual implanta fibra no Brasil, e reforça a sua posição num dos principais mercados da operadora.
Esta sequência foi bem recebida pelo mercado, que avalia positivamente a maior solidez que o Grupo consegue com elas, ao mesmo tempo que antecipa a capacidade da Telefónica para protagonizar mais operações para favorecer a consolidação em Espanha e na Europa.
Nos seis meses de presidência de Murtra, as ações da Telefónica valorizaram 13%, para 4,48 euros, mais do que duplicando o desempenho do setor de telecomunicações na Europa, que subiu 6% no mesmo período.
À ESPERA DO PLANO
Com este balanço favorável na bolsa, os investidores aguardam o grande encontro que terão com a operadora. Será o plano estratégico em que vem trabalhando há semanas e que a empresa já antecipou que apresentará antes do final do ano.
«A nossa revisão será ambiciosa, será realizada com análise e com um rigor profissional», afirmou o presidente da Telefónica durante a Assembleia de Acionistas realizada em abril.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vendas na América Latina e subida na bolsa marcam os seis meses de Murtra na Telefónica
{{ noCommentsLabel }}