Highfield estende exclusividade com Qinghai Salt Lake para avançar com investimento estratégico de 300 milhões de dólares
A empresa continua a negociar com dois grandes grupos industriais chineses uma operação fundamental para reforçar o seu papel como referência global na produção de potassa.
A Highfield Resources Limited, promotora do projeto Mina Muga através da sua filial espanhola, anunciou a prorrogação do período de exclusividade concedido à Qinghai Salt Lake Industry Co., Ltd., subsidiária do grupo estatal China Minmetals Corporation (CMC), no âmbito da sua proposta de investimento estratégico de aproximadamente 300 milhões de dólares americanos.
A prorrogação responde ao acordo alcançado entre as partes para modificar formalmente a carta de intenções não vinculativa assinada em maio passado. O seu objetivo é permitir que a Qinghai Salt Lake conclua o seu processo de due diligence e avance na negociação dos termos comerciais fundamentais do acordo, conhecido como QSL Cornerstone Placement.
De acordo com o novo calendário, a exclusividade será mantida até 15 de setembro de 2025. Antes de 15 de agosto, a CMC deverá comunicar se deseja prosseguir com a transação já anunciada. Em caso afirmativo, as partes — Highfield, Qinghai Salt Lake e Yankuang Energy Group Co., Ltd. — trabalharão para fechar um acordo definitivo dentro do novo prazo estabelecido.
MINA MUGA
A conclusão desta operação representaria um apoio estratégico à Mina Muga, um dos projetos mineiros mais avançados da Europa. Desde 2011, foi avaliado por mais de 180 entidades públicas, com mais de 80 relatórios técnicos favoráveis e mais de 15 processos de consulta pública, vários deles voluntários, de acordo com fontes da promotora.
Highfield também reafirmou o seu compromisso de colaborar estreitamente com a Qinghai Salt Lake e a Yankuang no processo de aquisição do projeto canadiano Southey, propriedade da Yancoal Canada Resources. Esta operação, que integra tanto a Mina Muga como a Southey, posicionará a empresa como uma das referências mundiais na produção de potassa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Highfield estende exclusividade com Qinghai Salt Lake para avançar com investimento estratégico de 300 milhões de dólares
{{ noCommentsLabel }}