RCD Mallorca e PreZero transformam o Estadi Mallorca Son Moix no primeiro estádio «Resíduo zero» de Espanha

  • Servimedia
  • 23 Julho 2025

O Estadi Mallorca Son Moix foi reconhecido esta terça-feira como o primeiro campo de futebol «Resíduo zero» de Espanha.

O Estadi Mallorca Son Moix foi reconhecido esta terça-feira como o primeiro campo de futebol «Resíduo zero» de Espanha. Este marco sem precedentes no desporto nacional é fruto do trabalho realizado pelo RCD Mallorca e pela PreZero ao longo da última temporada para posicionar o clube como referência em sustentabilidade e economia circular. A certificação, concedida pela Aenor, torna o RCD Mallorca o primeiro time da Espanha e o terceiro da Europa a obter a distinção “Resíduo zero”.

A certificação oficial foi entregue hoje em uma cerimônia que contou com a participação de Marga Pohens, presidente do Governo; Llorenç Galmes, presidente do Conselho Insular de Maiorca; Javier Bonet, primeiro vice-presidente da Câmara e vereador da Cultura e Desporto; Alfonso Díaz, CEO de Negócios do Clube; Gonzalo Cañete, CEO da PreZero Iberia; David Baixauli, responsável pela sustentabilidade da LaLiga; e David de Pastors, diretor-geral de Avaliação da Conformidade da Aenor.

«Este reconhecimento reflete o compromisso real do nosso clube com a sustentabilidade e a inovação. Ser pioneiros em Espanha é um orgulho, mas também uma responsabilidade que assumimos com firmeza para continuar a marcar o caminho para um desporto mais respeitador do planeta», afirma Alfonso Díaz, CEO de Negócios do clube.

A certificação «Resíduo zero» não significa que estes deixem de ser produzidos, mas sim que mais de 90% dos resíduos gerados numa instalação são recuperados para produzir materiais reciclados ou energia. Para atingir este objetivo, o RCD Mallorca e a PreZero implementaram uma estratégia integral de sustentabilidade no estádio, centrada na separação na origem e na sensibilização tanto do pessoal do clube como dos adeptos, sem cujo empenho esta conquista não teria sido possível.

«Esta certificação é, acima de tudo, o reflexo de um grande compromisso coletivo. Refiro-me à soma do compromisso individual de cada um dos adeptos e espectadores que vêm ao estádio. Porque o sistema só funciona se todos separarmos corretamente os resíduos na origem. Esta conquista não é um objetivo final, mas o primeiro passo de um caminho mais ambicioso», explica Gonzalo Cañete, CEO da PreZero Iberia.

16 Frações

Durante a última temporada, foi possível separar dentro do estádio até 16 frações diferentes de resíduos, em comparação com as três que eram recuperadas anteriormente, o que permitiu valorizar mais de 95% dos mesmos. No total, no ano passado foram geradas 93,8 toneladas de resíduos dentro do estádio. Deste valor, 50 toneladas (52%) eram resíduos sólidos urbanos (RSU), como restos de comida, plástico e papel, seguidos de embalagens, com 11,32 toneladas (12%), e madeira, com 8 toneladas (9%).

«A certificação «Resíduo zero» da Aenor não só valoriza uma gestão exemplar dos resíduos, como também evidencia um modelo organizacional comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a melhoria contínua. Desta forma, o RCD Mallorca torna-se uma referência no desporto pelas suas boas práticas ambientais e envia uma mensagem de máxima confiança a todos os seus grupos de interesse», destaca David de Pastors, diretor-geral de Avaliação da Conformidade da Aenor.

David Baixauli, responsável por projetos corporativos e RSE na LaLiga, sublinhou: «Na LaLiga, celebramos que um dos nossos clubes marque este precedente. A sustentabilidade é já um eixo fundamental do presente e do futuro do desporto profissional».

O certificado «Resíduo Zero» do Estadi Mallorca Son Moix terá uma estreia de luxo no próximo dia 16 de agosto contra o atual campeão da LaLiga, o FC Barcelona. Um dia muito especial para todos, em que se espera uma das melhores entradas da temporada.

Na semana anterior à estreia da LaLiga, a PreZero instalará um contentor gigante na mesma esplanada do Fondo Norte, onde os adeptos se divertem antes de cada jogo na Fan Zone. Este contentor exemplificará visualmente as toneladas de resíduos gerados no estádio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

RCD Mallorca e PreZero transformam o Estadi Mallorca Son Moix no primeiro estádio «Resíduo zero» de Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião