Santos Pereira pode ser ouvido durante as férias parlamentares. Só tem de ser pedido por um partido (e haver consenso)

Regimento permite que audição obrigatória de Santos Pereira, antes de ser formalmente nomeado governador, pode ser requerida à COFAP e avançar com o 'ok' da conferência de líderes.

A audição obrigatória de Álvaro Santos Pereira, antes de ser formalmente nomeado governador do Banco de Portugal, pode ocorrer antes de setembro, ou seja, durante as férias parlamentares. Para isso só é preciso que um partido faça o pedido à Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) e exista consenso na conferência de líderes.

O Governou propôs esta quinta-feira o nome do economista Álvaro Santos Pereira para suceder a Mário Centeno à frente do banco central. “É hoje o economista principal de uma das organizações principais da economia mundial. É um profundo conhecedor da economia portuguesa, um profundo conhecedor da economia internacional, conhecedor do sistema financeiro”, justificou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, em conferência de imprensa após a realização do Conselho de Ministros.

Antes da nomeação formal ser aprovada em Conselho de Ministros, o novo governador ainda terá de ser ouvido na COFAP, da qual resultará um relatório. O parecer não é vinculativo, mas é obrigatório. Com os trabalhos parlamentares a terminarem esta sexta-feira e só regressarem para setembro, a audição de Álvaro Santos Pereira poderá apenas ficar para essa altura. Ou não. O pedido de audição com urgência pode ser requerido à COFAP, mesmo durante o período de férias parlamentares, por um partido político, explicou ao ECO fonte da Assembleia da República.

De acordo com a mesma fonte, o regimento permite fazê-lo, o que aceleraria o processo de nomeação. Para isso, a COFAP teria depois de remeter o pedido ao Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, que levaria o tema a conferência de líderes, onde teria de existir consenso.

Um consenso que também não está garantido. Ademais, Álvaro Santos Pereira tem desempenhado funções como economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Até assumir funções, como explicou António Leitão Amaro, o atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, continuará em plenitude de funções e o regulador bancário a funcionar “com toda a tranquilidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santos Pereira pode ser ouvido durante as férias parlamentares. Só tem de ser pedido por um partido (e haver consenso)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião