Media

Bruxelas com 7,4 milhões de euros para apoiar cobertura mediática independente da UE

+ M,

A Comissão Europeia espera financiar, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 95%, entre dois a quatro projetos de consórcios que reúnam meios de comunicação provenientes de pelo menos cinco países.

A Comissão Europeia quer apoiar a cobertura independente de assuntos da União Europeia (UE) por órgãos de comunicação social. O financiamento disponível é de 7,4 milhões de euros.

Com este orçamento, a Comissão Europeia espera financiar, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 95%, entre dois a quatro projetos, que terão uma duração de cerca de 24 meses e que devem arrancar no início de 2026.

Podem-se candidatar consórcios que reúnam, pelo menos, cinco organizações provenientes de cinco países diferentes (Estados-Membros da UE, países candidatos e potenciais candidatos) e que se centrem na produção e curadoria de notícias. As candidaturas estão abertas até 29 de setembro de 2025.

“Dado que continua a ser premente debater a esfera pública europeia, o presente convite à apresentação de propostas concede apoio a meios de comunicação social que pretendam constituir parcerias para prestar informação sobre assuntos europeus, proporcionando aos cidadãos da UE uma perspetiva transnacional sobre a atualidade”, lê-se em comunicado.

Este é assim o segundo convite à apresentação de propostas para apoiar plataformas de comunicação social independentes, seguindo-se a uma primeira iniciativa “bem-sucedida” em 2022, que apoiou o desenvolvimento de três projetos, indica a Comissão Europeia.

A União Europeia vai também propor um novo programa, denominado AgoraEU e que, entre outras coisas, tem como objetivo apoiar os media. Esta é uma das propostas da Comissão Europeia para o orçamento da UE 2028-2034, que foi reforçado para dois biliões de euros.

Orçamentado em cerca de 8,5 mil milhões de euros, o programa AgoraEU visa apoiar a cultura, os media e a sociedade civil, “garantindo acesso mais simples aos beneficiários através de regras e acordos de financiamento comuns”. A vertente de apoio aos media conta com um financiamento total de 3,194 mil milhões de euros para o período 2028-2034.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.