Lucros da Parpública subiram para 195,5 milhões em 2024

  • Lusa
  • 25 Julho 2025

O volume de negócios consolidado cresceu 4%, para 1.240 milhões de euros.

A Parpública, que gere participações do Estado em empresas, obteve um resultado líquido consolidado de 195,5 milhões de euros em 2024, um aumento de 6,8% face ao mesmo período de 2023, anunciou esta sexta-feira a empresa. O valor compara o lucro de 182,9 milhões de euros de 2023.

Em comunicado, a Parpública refere que “este desempenho reforça a trajetória de crescimento sustentado do grupo nos últimos anos”.

“Apesar de um contexto internacional ainda marcado por incertezas e pressões inflacionistas, todos os segmentos de negócio contribuíram positivamente para os resultados, demonstrando a resiliência e flexibilidade operacional do grupo”, indica a empresa. O volume de negócios consolidado cresceu 4%, para 1.240 milhões de euros.

Relativamente ao universo da holding Parpública, o resultado líquido foi de 45 milhões de euros, “o que representa uma redução de 67 milhões de euros (-60%) face a 2023”, indica o grupo no documento oficial de prestação de contas publicado no seu site.

Segundo refere no mesmo relatório, a quebra “deveu-se principalmente à diminuição, em 90 milhões de euros, dos dividendos, que se explica pela distribuição extraordinária e não recorrente de resultados, ocorrida em 2023, no montante de 91 milhões de euros”.

A distribuição extraordinária teve origem em “81 milhões de euros provenientes dos resultados transitados das Águas de Portugal e 10 milhões de euros decorrentes da distribuição de reservas livres da Imprensa Nacional Casa da Moeda”.

O grupo elenca “dois fatores positivos” que diz terem ajudado a mitigar o impacto dos resultados da holding, “apesar da redução significativa nos dividendos”.

“O primeiro consistiu numa poupança de 10 milhões de euros na rubrica de juros e gastos similares, decorrente do reembolso antecipado de 130 milhões de euros do empréstimo obrigacionista, realizado em 2023. O segundo fator positivo foi a redução, em 16 milhões de euros, da necessidade de constituir imparidades em investimentos e dívidas a receber, comparativamente ao ano anterior”, explica.

A Parpública detém a 100% empresas como a Estamo, a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, a Companhia das Lezírias, a Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores e a Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo. Também detém participações em sociedades como a Águas de Portugal, Inapa, Galp, CTT, Lisnave – Estaleiros Navais e Lisnave – Infraestruturas Navais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Parpública subiram para 195,5 milhões em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião