Produção automóvel em Portugal desacelera para quase 33 mil veículos no fecho do semestre

  • Joana Abrantes Gomes
  • 25 Julho 2025

Nos primeiros seis meses do ano foram produzidos perto de 178 mil veículos, uma quebra de 0,8% em comparação com o mesmo período de 2024. No mês de junho, a produção cresceu 27%.

A indústria automóvel portuguesa produziu 32.829 veículos em junho, mais 27% do que no mesmo mês do ano passado, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Este valor representa, no entanto, um abrandamento de 8 pontos percentuais face a maio, mês em que foram produzidos 36.524 veículos.

Em termos acumulados, nos seis primeiros meses do ano saíram das fábricas instaladas em território nacional 177.825 veículos, ou seja, menos 0,8% em relação ao período homólogo.

Fonte: ACAP

Não obstante, a ACAP assinala em comunicado que o setor continua a ter um contributo positivo para o saldo da balança comercial portuguesa, uma vez que “97,3% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações, absorvendo 88% da produção nacional, com destaque para países como a Alemanha (21,3%), a Itália (11,7%), França (10,6%), Turquia (10,4%) e Espanha (9,5%).

Os mercados africanos e americanos encontram-se em segundo lugar, cada um com 3% das exportações de automóveis fabricados em Portugal. A Ásia surge logo a seguir, com 2,9%.

Já em relação à montagem de veículos automóveis em Portugal, contabiliza 18 veículos pesados em junho, o que representa uma descida de 18,2% face a igual mês de 2024.

Fonte: ACAP

Olhando para os valores acumulados, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 27,5% comparativamente ao mesmo período do ano anterior, representando 111 veículos montados em 2025.

Entre janeiro e junho deste ano, foram exportados 96,4% dos veículos montados em Portugal, representando 107 unidades. A Alemanha (89,7%) e a Inglaterra (10,3%) são os únicos destinos destas exportações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel em Portugal desacelera para quase 33 mil veículos no fecho do semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião