Produção automóvel em Portugal desacelera para quase 33 mil veículos no fecho do semestre
Nos primeiros seis meses do ano foram produzidos perto de 178 mil veículos, uma quebra de 0,8% em comparação com o mesmo período de 2024. No mês de junho, a produção cresceu 27%.
A indústria automóvel portuguesa produziu 32.829 veículos em junho, mais 27% do que no mesmo mês do ano passado, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Este valor representa, no entanto, um abrandamento de 8 pontos percentuais face a maio, mês em que foram produzidos 36.524 veículos.
Em termos acumulados, nos seis primeiros meses do ano saíram das fábricas instaladas em território nacional 177.825 veículos, ou seja, menos 0,8% em relação ao período homólogo.

Não obstante, a ACAP assinala em comunicado que o setor continua a ter um contributo positivo para o saldo da balança comercial portuguesa, uma vez que “97,3% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”.
A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações, absorvendo 88% da produção nacional, com destaque para países como a Alemanha (21,3%), a Itália (11,7%), França (10,6%), Turquia (10,4%) e Espanha (9,5%).
Os mercados africanos e americanos encontram-se em segundo lugar, cada um com 3% das exportações de automóveis fabricados em Portugal. A Ásia surge logo a seguir, com 2,9%.
Já em relação à montagem de veículos automóveis em Portugal, contabiliza 18 veículos pesados em junho, o que representa uma descida de 18,2% face a igual mês de 2024.

Olhando para os valores acumulados, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 27,5% comparativamente ao mesmo período do ano anterior, representando 111 veículos montados em 2025.
Entre janeiro e junho deste ano, foram exportados 96,4% dos veículos montados em Portugal, representando 107 unidades. A Alemanha (89,7%) e a Inglaterra (10,3%) são os únicos destinos destas exportações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção automóvel em Portugal desacelera para quase 33 mil veículos no fecho do semestre
{{ noCommentsLabel }}