Ferramenta MOOD da LALIGA ajudou a detetar mais de 54 mil conteúdos de ódio nas redes sociais

  • Servimedia
  • 7:00

O relatório mensal do Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migrações revela que foram identificados mais de 54.000 conteúdos racistas nas redes sociais, apenas em junho.

O relatório mensal do Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migrações revela que foram identificados mais de 54.000 conteúdos racistas nas redes sociais apenas em junho através da ferramenta MOOD, desenvolvida pela LALIGA em 2023 e cedida ao Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe).

Estes dados evidenciam o papel dos sistemas digitais na monitorização e análise deste tipo de conteúdos em tempo real.

Esta colaboração faz parte das ações promovidas pela LALIGA na luta contra o racismo dentro e fora do âmbito desportivo. Há anos que a instituição desenvolve a LALIGA VS, uma iniciativa que agrupa os seus projetos contra qualquer forma de discriminação. A cessão da MOOD à Oberaxe em outubro de 2024 enquadra-se nesta estratégia de responsabilidade social.

O recente surgimento de distúrbios com componente xenófobo reabriu o debate sobre a necessidade de melhorar os mecanismos de deteção e resposta institucional a estas situações. Organismos como a LALIGA há anos que solicitam mais competências em matéria de sanções e propõem avançar para modelos que permitam aplicar sanções proporcionais quando se identificam comportamentos discriminatórios de forma direta.

O racismo no futebol não é uma exceção. Os insultos, os cânticos e as atitudes discriminatórias que por vezes surgem nas bancadas refletem tensões mais amplas e, perante isso, a LALIGA luta há anos contra os crimes de ódio, em particular contra o racismo.

Para tal, desenvolveu várias linhas de trabalho destinadas a promover ambientes mais seguros e inclusivos no desporto profissional, como o MOOD, campanhas de sensibilização e mecanismos de denúncia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferramenta MOOD da LALIGA ajudou a detetar mais de 54 mil conteúdos de ódio nas redes sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião