Portuguesa Control Space faz primeira compra no Algarve. Negócio de armazéns chega ao sul

Sociedade conjunta entre a Colares Capital e a Incus Capital investiu mais cerca de 20% de um pacote de 50 milhões para comprar imóveis e instalar 'self-storage'. Sobram quase dez milhões.

A empresa portuguesa Control Space, que tem um negócio de aluguer de armazenamento, fez a primeira aquisição imobiliária no Algarve, com um investimento abaixo dos dez milhões de euros, e passou a estar presente de norte a sul do país. A compra de um armazém na zona da Guia, em Albufeira, é uma das últimas etapas do pacote de 50 milhões de euros lançado em 2024.

O imóvel localiza-se perto do centro comercial AlgarveShopping e tem cerca de 5.000 m2 disponíveis para instalar unidades de arrumação (storage) que podem ser alugados por clientes particulares ou empresas interessadas no centro do Algarve, avançou ao ECO o cofundador da empresa, Albano Costa Lobo.

“Estamos confiantes de que esta nova unidade terá um desempenho sólido, com um crescimento sustentado ao longo do tempo, respondendo aos interesses da população local. A proximidade ao AlgarveShopping é também uma mais-valia estratégica, garantindo visibilidade e conveniência”, afirma.

A aposta neste destino balnear eleva a dimensão de armazenamento autónomo (self-storage) da Control Space em Portugal para 38 mil m2, sendo que o objetivo é ter um portefólio de, pelo menos, mais 12 mil m2 e pagar mais 10 milhões de euros. Por detrás está um envelope de 50 milhões de euros da sociedade conjunta criada entre a Colares Capital e a Incus Capital, do qual foram executados mais de 80%, correspondentes a aproximadamente 40 milhões de euros.

Questionado sobre se faz parte da estratégia lançar um novo cheque para compra de imóveis destinados a storage, Albano Costa Lobo esclareceu ao ECO que o foco é “cumprir o plano delineado para esta joint venture, que envolve a aquisição e desenvolvimento dos ativos previstos”. Mostrando-se crente no setor, diz que a prioridade é consolidar a presença em todo o território nacional.

No início do próximo, a Control Space deverá comprar mais dois ativos, em Faro/Loulé e Lagos/Portimão.

O gestor admite que o Algarve é uma região com uma “dinâmica muito própria”, caracterizada pela sazonalidade, mas garante que o seu modelo de negócio se ajusta às “variações de atividade” ao longo do ano por ser um “serviço flexível”.

“Há uma necessidade clara, tanto por parte de residentes temporários, assim como de pequenos negócios sazonais, que necessitam de espaços seguros, acessíveis e sem compromissos de longa duração”, diz o cofundador da Control Space, sublinhando que o tamanho dos espaços alugados pode aumentar ou diminuir consoante a vontade da pessoa/empresa. O mesmo acontece com o tempo, embora a duração mínima de um contrato seja quatro semanas.

Temos vindo a adaptar os nossos espaços para responder a necessidades específicas do mercado, como o estacionamento temporário para carros e food trucks [carrinhas de refeições]. Disponibilizamos ainda alguns armazéns climatizados. A solução de estacionamento é particularmente relevante em regiões como o Algarve, onde a atividade turística e os eventos, especialmente durante a época de festivais, aumentam a procura por espaços flexíveis para este tipo de comércio”, assinala Albano Costa Lobo.

Albano Costa Lobo, Vasco Fino e Francisco Parreira do Amaral

 

Notícia atualizada às 19h52 com retificação do valor da aquisição e mais informação

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Control Space faz primeira compra no Algarve. Negócio de armazéns chega ao sul

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião