Governo admite que app SNS 24 continua com problemas no acesso

Ministério da Saúde garante que "está a desenvolver esforços" para "identificar e resolver os constrangimentos". Utentes sem acesso devem usar a linha telefónica SNS 24.

Como a app SNS 24 deveria estar a funcionar sem constrangimentos.Hugo Amaral/ECO

O Governo reconhece que a nova app SNS 24 continua com problemas de acesso para alguns utilizadores e garante que está “a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos”, segundo um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), divulgado esta sexta-feira.

Os utentes sem acesso devem fazer log out e descarregar a nova aplicação ou ligar para a linha telefónica SNS 24 e selecionar a ‘opção 5’ para aceder a receitas ou a resultados de exames.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde esclarecem que “muitos desses constrangimentos prendem-se com situações específicas, como a inserção dos dados dos utentes ou integração de informação com entidades prestadoras de cuidados, cujos sistemas também se encontram em evolução tecnológica”. “Lembra-se, por exemplo, que só estão disponíveis os atestados médicos de incapacidade multiuso que tenham sido registados de forma eletrónica”, salienta a mesma entidade no comunicado.

“Mais reforçamos que não existe qualquer perda ou eliminação de dados dos utentes e que toda a informação clínica permanece salvaguardada e intacta nos sistemas de informação que suportam as atividades diárias de entidades e profissionais de saúde”, assegura a mesma entidade.

Por exemplo, “mesmo que as receitas médicas dos últimos 12 meses não estejam visíveis na aplicação, estas continuam devidamente registadas nos sistemas clínicos, exatamente como foram prescritas pelos médicos”, de acordo com o mesmo esclarecimento.

Os utilizadores que continuem com problemas de acesso à app devem seguir estes passos, aconselha a tutela: “terminar a sessão (log out), verificar se está instalada a versão mais recente da app (disponível nas lojas iOS, Android ou Huawei) e, se necessário, atualizar; e iniciar sessão novamente através de um dos métodos disponíveis (chave móvel digital ou número de utente do SNS)”.

“Se persistirem dificuldades no acesso ou na utilização de serviços da app SNS 24 (como a consulta de receitas, resultados de exames, boletim de vacinas, entre outros)”, o utente deve “contactar a linha SNS 24 – 808 24 24 24, selecionar a opção 5 (serviços administrativos), explicar o problema com o máximo de detalhe possível e seguir as orientações fornecidas”, indica. Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde lembram que “se trata de um serviço gratuito e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

Por fim, a “SPMS lamenta os constrangimentos que têm vindo a ser sentidos por alguns utilizadores e reitera o seu empenho em garantir um serviço acessível, fiável e centrado nas necessidades dos cidadãos”. No mesmo comunicado, sublinha que desde o seu lançamento, “a app SNS 24 já prestou serviços digitais e informação de saúde, com sucesso, a mais de 1,5 milhões de utilizadores”. Esta aplicação tem novas funcionalidades, “como o acesso ao cheque-dentista digital e ao boletim digital de saúde oral”, destaca.

(atualizada às 13h32)

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