Uso de YouTube em connected TV cresce 83% no primeiro semestre
Paralelamente, tem também aumentado o consumo de conteúdo longo na plataforma de vídeo. Nos EUA, e em relação ao total de consumo, aumentou de 65%, em 2023, para 73% em 2024.
A visualização do YouTube em connected TV registou um crescimento exponencial durante o primeiro semestre de 2025, aumentando 83% a nível global.
Mas, recuando no tempo, o crescimento é ainda maior. Comparando os dados do primeiro semestre de 2024 com os do mesmo período de 2023, a visualização global do YouTube em connected TV aumentou 185%. As conclusões são de uma análise realizada pela consultora digital espanhola 2btube e que teve por base os dados de mais de 700 canais de YouTube com um média de cinco mil milhões de visualizações mensais.
E esta mudança “não é pontual nem temporária”, entende Beatriz Peñas, analista digital sénior da 2btube, que refere que se está a “assistir a um comportamento sustentado que reflete o retorno dos utilizadores ao consumo de conteúdo premium de longa duração“, segundo é citada pelo Periódico Publicidad.
Os números também refletem essa ideia, tendo em conta que, nos EUA, o consumo de conteúdo longo (30 minutos ou mais) no YouTube, em relação ao total de consumo de todos os conteúdos, aumentou de 65% em outubro de 2023 para 73% no mesmo mês em 2024, o que representa um aumento de oito pontos percentuais em apenas um ano.
Esta é uma tendência que pode também redefinir o planeamento da publicidade em vídeo. “No YouTube e através da connected TV, as marcas conseguem atingir os seus públicos de forma mais efetiva, já que os espectadores estão mais recetivos ao consumo de conteúdo neste canal: sem pressa, sem distrações e a partir de casa”, afirma Beatriz Peñas.
“A connected TV consolidou-se como o espaço onde a qualidade do conteúdo televisivo e o engagement com o ambiente digital convergem. Para as marcas, isso representa uma oportunidade única de se conectarem com públicos mais ativos e que se identificam com o que assistem. Além disso, esse formato também permite uma medição [de resultados] muito mais precisa do que a televisão tradicional”, diz também Fabienne Fourquet, CEO e cofundadora da 2btube.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.