Jornais perdem quase metade das visitas com a Vista Geral de IA do Google
A inteligência artificial está a reescrever as regras da visibilidade online, com quase metade dos utilizadores a deixar de clicar em notícias quando a Vista Geral de IA aparece nas suas pesquisas.

Os jornais podem estar a perder quase metade dos cliques por pesquisa quando o AI Overview (Vista Geral de IA, em português) é ativado e aparece no motor de busca.
Quando a Vista Geral de IA (inteligência artificial) está presente nas pesquisas, os jornais testemunham uma queda de 47,5% na taxa de cliques nos computadores e de 37,7% nos smartphones. As conclusões são de uma análise da Authoritas, feita no Reino Unido, e divulgada pelo Press Gazette.
A Vista Geral de IA pretende facilitar as pesquisas feitas pelos utilizadores, fornecendo um resumo com informações importantes de forma a responder à dúvida pesquisada, apresentando também links que permitam aprofundar a questão. A leitura destes resumos leva muitas pessoas a dispensar a entrada em artigos de jornais, onde as questões são aprofundadas.
De acordo com o estudo, a Vista Geral de IA apareceu quase na mesma proporção para determinadas palavras-chave e frases tanto em dispositivos móveis como em desktops. Enquanto 426 de 3.500 termos de pesquisa apresentaram a Vista Geral de IA em desktops, o mesmo aconteceu em 427 das pesquisas em dispositivos móveis.
Esses resultados permitem concluir que a penetração da Vista Geral de IA em ambos os dispositivos é, em média, de 12,2%. No entanto, esta taxa de penetração varia bastante consoante as palavras-chave pesquisadas, sendo que “saúde” ou “horóscopo” apresentaram uma taxa de 50%.
Por outro lado, apenas 12,5% das palavras-chave relacionadas com “notícias específicas atuais” desencadearam a Vista Geral de IA. Já tratando-se de ‘notícias antigas específicas’, a taxa de penetração da Vista Geral de IA aumentou para 30,3%, pelo que a análise conclui que quando uma notícia está online por um maior período de tempo, é mais provável que esta seja resumida e apresentada numa Vista Geral de IA.
O estudo evidenciou ainda que a Google tende a favorecer os conteúdos de empresas ligadas a si. Os links para o YouTube (propriedade da Alphabet, que é também dona da Google), por exemplo, são mais proeminentes em comparação com o sistema normal de resultados de pesquisa.
As conclusões do estudo foram enviadas à Competition and Markets Authority (Autoridade de Concorrência e Mercados – CMA) do Reino Unido, como parte integrante de uma reclamação legal relacionada com o impacto do Google AI Overview para os media.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Jornais perdem quase metade das visitas com a Vista Geral de IA do Google
{{ noCommentsLabel }}