BRANDS' ECO “A cultura e a economia caminham lado a lado”

  • Conteúdo Patrocinado
  • 20 Agosto 2025

A Plataforma Crescimento Empresarial realizou um evento em Lisboa com a presença de empresários de todo o País.

O futuro de Portugal constrói-se no cruzamento entre a imaginação dos criadores e a visão dos empresários“, disse hoje o Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, num encontro com empresários de todo o país, organizado pela Plataforma de Crescimento Empresarial, em Lisboa.

Para o governante, “não há empresa forte sem cultura forte; não há uma economia vibrante sem imaginação coletiva”. Acrescentando que “a cultura é, antes de tudo, liberdade: a voz de um povo, a sua identidade, a sua memória transmitida de geração em geração”.

“A cultura tem um valor intrínseco, que nenhuma métrica económica consegue esgotar”, disse ainda no Lust in Rio, local escolhido pela PCE e seus parceiros promotores do evento, a ACIF Associação Comercial e Industrial de Famalicão e a Alcateia, associação de jovens empreendedores e investidores.

“Ao Estado compete proteger e promover a Cultura; aos empresários compete valorizá-la, integrá-la e nela também se inspirarem”, reforçou.

Foi no Lust in Rio, conhecido espaço lisboeta, com a presença de empresários de vários pontos do País, e com figuras conhecidas da sociedade portuguesa, como o Chef Chakal ou influencers como Liliana Marques, que a Plataforma Crescimento Empresarial (PCE) realizou mais um evento de networking empresarial, desta vez contando com um orador convidado, Alberto Santos, Secretário de Estado da Cultura, que falou sobre o impacto que a cultura tem na economia.

Para Alberto Santos, “a cultura percorre o mesmo caminho que a economia, com responsabilidade, sustentabilidade e criação de valor para o território”.

A Plataforma do Crescimento Empresarial, em parceria com a ACIF Associação Comercial e Industrial de Famalicão e a Alcateia Associação de Jovens Empreendedores e Investidores, fez a reentré empresarial na passada terça-feira, 19 de Agosto.

O evento contou com a participação de empresários de renome de várias regiões do País e de variadas áreas de atividade, como o Comendador Fernando Torres do Grupo Torrestir, Álvaro Carvalho (Grupo Douro Azul), Rui Lopes (Administrador do Abanca) ou Bruno Batista (CEO do GCI Media Group), proporcionando momentos de networking, reflexão estratégica e valorização empresarial.

O ex-Deputado João Montenegro é um dos rostos deste projeto. “A Plataforma Crescimento Empresarial (PCE) é uma rede de colaboração estratégica que tem como missão juntar empresários, empresas e associações empresariais, fomentando sinergias com vista à expansão para novos mercados, parcerias estratégicas e à consolidação do crescimento empresarial nacional e internacional”.

De acordo com João Montenegro, “a PCE traz uma nova realidade para o empresário português, com uma visão nacional e global, alicerçada numa rede de conectividade que opera com base na solidariedade empresarial”.

O encontro contou ainda com a presença de figuras conhecidas da sociedade portuguesa, como o Chef Chakal ou influencers como Liliana Marques e o COO do jornal ECO Diogo Agostinho, que durante o jantar, fez uma intervenção sobre o atual contexto económico em Portugal e o impacto da Reforma do Estado nas empresas e nos empresários.

A PCE realizou também um encontro a norte, em Julho (Casa do Ledo – Penafiel), que contou com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, participando num almoço vínico com a presença de 50 empresários da região Norte do País, realizando-se uma prova de vinhos da Quinta de Monforte e Quinta Recomeço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“A cultura e a economia caminham lado a lado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião