Maioria dos marketeers defende ousadia mas não a aplica

Rafael Ascensão,

A ousadia é vista como um elemento crucial no marketing do futuro, mas poucos profissionais arriscam, revela um estudo da DMEXCO.

Num setor em permanente transformação, a ousadia surge como um dos temas centrais para o futuro do marketing, com um estudo recente a mostrar que a grande maioria dos marketeers reconhece a importância de se destacar através de posicionamentos ousados. No entanto, entre esse reconhecimento e a ação concreta vai uma distância considerável.

É que três em cada quatro profissionais (75%) acreditam que uma presença ousada é decisiva para o sucesso futuro das marcas, e a expectativa é de crescimento, uma vez que 81% defendem que a ousadia vai ganhar ainda mais relevância nos próximos cinco anos. No entanto, apenas 8% afirmam aplicar esse princípio de forma consistente nas suas campanhas.

As conclusões são de um inquérito feito pela DMEXCO (feira anual de marketing e publicidade digital realizada em Colónia, na Alemanha) em parceria com a Civey, para o qual foram entrevistados 500 profissionais de marketing e comunicação sobre o papel e o impacto da ousadia no marketing.

Ainda segundo os dados do estudo, apenas 6,6% dos marketeers diz já ter lançado uma campanha publicitária arriscada e só 5% assume já ter tomado uma posição controversa. Entre as decisões ousadas mais apontadas pelos inquiridos incluem-se a expansão para um novo mercado (17,4%), a abordagem a grupos-alvo inexplorados (10,7%) e o comprometimento público com uma boa causa (8,8%).

Já entre as principais razões que levam os profissionais de marketing a permanecer nas suas zonas de conforto está o receio de reações negativas nas redes sociais (apontada por 47% dos inquiridos), a preocupação com a imagem da marca (45,6%) e as incertezas legais associadas a comunicações mais arriscadas (45%). Quase 30% mencionam ainda resistências internas.

Embora estas reservas, uma grande maioria (80%) dos inquiridos não tem dúvidas de que há uma maior probabilidade de os consumidores se lembrarem de marcas com exposições marcantes.

“Campanhas fortes permanecem na mente das pessoas. A ousadia é a alavanca decisiva para a visibilidade e o crescimento do marketing. Numa época em que o conteúdo gerado por IA pode ser criado em segundos, precisamos de criatividade humana, emoção e uma postura clara para evitar que a marca se torne intercambiável. A ousadia é o combustível que catapulta as marcas e as ancora firmemente na mente das pessoas. Não agir com ousadia simplesmente não é uma opção”, diz Verena Gründel, diretora de marcas e comunicações da DMEXCO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.