Grupo Baloise sofre ciberataque com efeitos nos mediadores

  • ECO Seguros
  • 18 Abril 2022

Grupo suíço de banca e seguros indicou que não foram roubados dados de empresas ou clientes, nem foram encriptados quaisquer sistemas, mas o incidente afetou subsidiária alemã.

O grupo Baloise foi alvo de um ataque cibernético detetado em partes da sua infraestrutura informática, principalmente os sistemas da companhia na Alemanha. “Não foram roubados dados de empresas ou clientes, nem foram encriptados quaisquer sistemas”. Os sistemas infetados “foram identificados e isolados,” sendo que o incidente está a ser tratado em conjunto com peritos externos, informou a seguradora em comunicado.

Devido às medidas defensivas, “os funcionários e clientes na Alemanha estão atualmente a sofrer restrições parciais na utilização dos nossos serviços e infraestruturas de TI”, explica um comunicado datado de 11 de abril no website da seguradora. A Baloise admitiu ainda que “poderia haver mais restrições temporárias nas transações de serviços envolvendo a Basler Deutschland,” nomeadamente nos canais de vendas e mediadores ligados do grupo no mercado germânico.

No final de março passado, o grupo segurador (detido pela Baloise Holding AG) apresentou resultados anuais, indicando 9,59 mil milhões de francos suíços (cerca de 9,4 mil milhões de euros ao câmbio corrente) em volume de negócios, mais 7,4% face ao consolidado em 2020, uma evolução que beneficiou da aquisição da belga Athora.

No ano em que concluiu o plano estratégico “Simple Safe” (2017-2021), o volume bruto de prémios de seguro do grupo Baloise ascendeu a 7,41 mil milhões de francos (+3% em Vida, para 3,39 mil milhões e +6,2% em não Vida, para 4,06 mil milhões de francos), apontando crescimento de 5,4%. O relatório com balanço de 2021 indica lucros líquidos cresceram 35,5%, até 588,4 milhões de francos e o resultado operacional avançou 19,9%, até aos 723 milhões de francos.

A unidade suíça (Baloise Switzerland) fechou exercício a contribuir com 584,6 milhões de francos de lucros (antes de impostos e amortizações) para o resultado do grupo e um rácio combinado de 89,2%.

Fundada em 1863, em Basileia (na Suíça), inicialmente uma companhia de seguros contra incêndio (Basler Versicherungen), a Baloise é atualmente um grupo de seguros e previdência ativo na prestação de serviços financeiros (banca e seguros), com presença no mercado suíço e em outros países como Bélgica, Alemanha e Luxemburgo e cerca de 8 mil pessoas ao serviço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Baloise sofre ciberataque com efeitos nos mediadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião