OE2022: Valorizar a redução da carga fiscalpremium

A redução da carga fiscal prevista no OE2022, ainda que apenas residual em duas décimas percentuais do PIB, deve ser valorizada no discurso económico e político.

A medida mais simbólica da proposta de Orçamento de Estado para 2022 (OE2022) consiste no alargamento da isenção de IRC sobre rendimentos de propriedade intelectual, passando a aplicar-se uma isenção de 85%. A redução visa estimular o investimento em investigação e desenvolvimento (I&D), reduzindo a tributação daqueles rendimentos a uma taxa efectiva de 3,15% por oposição à taxa normal de 21%. Desta forma, conforme se lê no relatório do governo, “ o regime português torna-se um dos mais atrativos da União Europeia neste domínio”. A frase é lapidar e reforça a mensagem que, politicamente, os responsáveis do PS tanto têm tentado desvalorizar nos últimos anos: que a redução de impostos é mesmo (um)a via a seguir. A melhoria do regime de “patent box” em Portugal vai dotar o país de uma taxa

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.