Lisboa segue perdas da Europa com Jerónimo Martins a cair mais de 1%
O dia começa com perdas ligeiras na praça lisboeta e na Europa. Jerónimo Martins e EDP penalizam PSI, enquanto Galp Energia impede maiores quedas.
A bolsa de Lisboa arranca a penúltima sessão da semana com perdas ligeiras, num dia misto para as principais praças europeias. Queda de mais de 1% da Jerónimo Martins penaliza índice de referência português, enquanto ganhos da Galp Energia, em dia de subidas nos preços do petróleo, servem de contrapeso.
Pelo Velho Continente, o dia começa com uma tendência mista entre as principais praças. O benchmark europeu Stoxx 600 cai 0,1% e o britânico FTSE 100 recua 0,2% no arranque da sessão. Já o francês CAC-40, o espanhol IBEX-35 e o alemão DAX sobem 0,2%.
O índice português PSI está em baixa de 0,09% para 6.118,05 pontos, depois de na última sessão ter renovando máximos de sete anos. Apesar de ter mais cotadas no verde, as quedas registadas pressionam o desempenho. O destaque vai para a Jerónimo Martins, que cai 1,72% para os 20,54 euros.
Jerónimo Martins cai mais de 1%
Em terreno vermelho está também o grupo EDP: a casa-mãe e a subsidiária perdem ambos 0,65%. A EDP informou os mercados na noite passada que, através de uma parceria 50%/50% entre a EDP Renováveis e a EDP Energias do Brasil, “assegurou um Contrato de Aquisição de Energia para a venda da energia limpa produzida por 120 MWac do projeto solar Novo Oriente”.
Por outro lado, nos ganhos encontra-se a Galp Energia, que sobe 0,65% para os 11,59 euros. Desempenho dá-se numa altura em que o petróleo negociado nos mercados internacionais sobe mais de 1%.
Nota também para a Semapa, que avança 1,74% para os 12,84 euros, e para a Navigator, que ganha 0,87% para os 3,71 euros. A Nos valoriza também, 0,74% para os 4,07 euros, depois de ter anunciado que vendeu mais sites móveis à Cellnex por 155 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa segue perdas da Europa com Jerónimo Martins a cair mais de 1%
{{ noCommentsLabel }}