Espanhóis preferem empregos com opção de teletrabalho

  • Europa Press
  • 23 Abril 2022

Vários inquéritos realizados em Espanha têm vindo a mostrar que os espanhóis estão a valorizar cada vez mais o regime de teletrabalho. As empresas, no entanto, preferem o modelo misto.

Um estudo da consultora Robert Walters inquiriu vários espanhóis sobre a importância do teletrabalho e concluiu que 52% dos inquiridos considera este regime um fator determinante quando se trata de mudar de emprego e 68% acreditam que poderiam ser mais produtivos se tivessem a possibilidade de trabalhar a partir de casa, noticia a Europa Press.

Já noutro estudo, denominado “24ª edição da Navegantes en la Red”, realizado pela Association for Media Research (AIMC), 57,8% dos inquiridos que trabalham disseram acreditar que a sua função é compatível com o regime de teletrabalho. Destes, 71,5% encontram-se agora a trabalhar a partir de casa, mas apenas parcialmente, com níveis semelhantes aos de 2020.

Contudo, aqueles que trabalham sempre a partir de casa diminuíram os níveis de 24,9%, que tinham em 2020, para 11,8% em 2021, enquanto o modelo misto cresceu 15 pontos no último ano, o que levou a atingir níveis de 59,7%, de acordo com a AIMC. Ficou, por isso, evidente que, apesar de o teletrabalho se manter como opção em algumas empresas, há uma tendência para o modelo misto (com uns dias em casa e outros no escritório).

Em grande parte, as empresas tecnológicas têm sido as que mais têm mantido a opção de teletrabalho a tempo inteiro e sem a necessidade de uma presença regular no escritório. Exemplo disso é a The Knot Worldwide, uma empresa de planeamento de casamentos digitais, com escritórios em Barcelona, que mantém a opção de os seus funcionários trabalharem de forma 100% remota.

Outro exemplo são os empregados da Microsoft. Segundo o relatório Work Trend Index 2022, 53% dos trabalhadores da Microsoft de todo o mundo dão prioridade à flexibilidade e ao bem-estar na escolha de um emprego. Já 86% dos funcionários da Microsoft em Espanha consideram-se tanto ou mais produtivos a trabalhar num formato híbrido.

A opção de regime híbrido foi ainda adotada pelo BBVA, que anunciou, no final de março, a implementação definitiva de um modelo híbrido de trabalho presencial e remoto, uma medida que implica que os seus funcionários possam fazer trabalho remoto até 40% do seu tempo, sempre que possível, dependendo da natureza do trabalho que tenham para fazer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhóis preferem empregos com opção de teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião