A Parque Escolar e o escrutínio das contas públicaspremium

O exemplo da Parque Escolar, mais do que inaceitável, é inacreditável. O escrutínio das contas públicas não pode, portanto, negligenciar o Setor Empresarial do Estado.

A Parque Escolar esteve seis anos sem divulgar contas. Mas eis que no ano de 2022 as contas dos anos de 2016, 2017 e 2018 foram finalmente colocadas na sua página oficial. Ficam agora a faltar as contas de 2019, 2020 e 2021. Sejam bem-vindos ao fantástico mundo do sector empresarial do Estado (SEE)! O mundo em que a opacidade reina e no qual se permite ao sector público o que ao privado não é permitido. Daqui a meses, as empresas do sector privado estarão a depositar as suas contas de 2021, para efeito de publicação da informação empresarial simplificada, a que estão obrigadas por lei, e através das quais se reduz o efeito de assimetria de informação – uma externalidade positiva associada à intervenção do Estado. Mas a (boa) regra vale apenas para as empresas privadas. No SEE faz-se o

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.