A inflação que veio para ficar e o OE que ignora a realidadepremium

O governo parece ainda viver dominado pela “inflação transitória” associada à pandemia e face à má compreensão do problema, não anunciou as medidas necessárias para mitigar os seus efeito.

Os efeitos da inflação estiveram esta semana em discussão nas “Conversas do Caldas”, na sede do CDS. Saber se a inflação é transitória ou definitiva já é uma preocupação que vem desde o ano passado. Na Europa continental, no entanto, esta discussão passou despercebida durante algum tempo e só recentemente, com a subida de alguns preços e a guerra da Ucrânia, é que se tornou um tema em destaque. O indicador estatístico da inflação começou a crescer já há vários meses e hoje já não parece haver dúvidas de que a inflação veio para ficar por alguns anos, afectando significativamente o poder de compra das populações. Existe ainda alguma mistura entre razões estruturais e conjunturais para explicar a subida do nível dos preços verificada desde meados de 2021, que por conveniência política foram

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.