120, 2 e 108. Todos já disseram como vão votar o Orçamento

Todos os partidos já revelaram como vão votar na generalidade o Orçamento para 2022. PAN e Livre são os únicos que se abstêm.

O Orçamento do Estado para 2022 já tinha a aprovação garantida na generalidade com a maioria absoluta do PS que tem 120 deputados no Parlamento.

A dúvida recaía mais sobre o PAN e o Livre que nas últimas horas anunciaram que vão abster-se.

A direita vota toda contra (97 deputados), a que se juntam os votos do PCP (6) e do Bloco de Esquerda (5).

O PAN foi o último a desvendar o sentido de voto e Inês Sousa Real confirmou a abstenção, aliás como já tinha feito em outubro, quando o Orçamento foi chumbado. “Temos apenas uma palavra, dissemos que estávamos disponíveis para viabilizar o Orçamento e vamos manter”, realçou a deputada, citada pelo jornal Observador.

O Livre segue o mesmo caminho e, segundo Rui Tavares, este Orçamento “deve ser melhorado na especialidade à luz desta nova realidade”.

À direita, o PSD foi o primeiro a anunciar que votava contra a proposta de Orçamento. “Este é um Orçamento do Estado que não está mais uma vez vocacionado para o crescimento económico”, afirmou há uma semana o líder do PSD.

Depois juntaram-se o Chega e o Iniciativa Liberal, tendo João Cotrim Figueiredo dito que este documento tem falhas de “credibilidade, de honestidade e de ambição”.

Os votos contra à esquerda vêm do PCP e do Bloco. Os comunistas argumentam que esta proposta de Orçamento é “mais desajustada” do que aquela que o Governo tinha apresentado há cinco meses e que iria “aprofundar estrangulamentos” à vida dos portugueses.

Um argumento semelhante ao do Bloco: “O Governo entregou um Orçamento do Estado que, em larga medida, repete o mesmo diploma apresentado em outubro passado e que, já nessa altura, o Bloco de Esquerda considerou que não estava à altura das necessidades do país”, referiu Pedro Filipe Soares à agência Lusa.

(Notícia atualizada às 12h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

120, 2 e 108. Todos já disseram como vão votar o Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião