E se a oferta destruir a sua própria procura?premium

Há um paradoxo no "problema da habitação". Se houvesse centro histórico suficiente para toda a gente viver nele, muita gente não quereria viver nele. É a pouca oferta a criar a elevada procura.

Nos meus tempos de adolescente, usava frequentemente uma t-shirt vermelha com a expressão E=mc2 estampada em branco à frente. Não, não era merchandise de um museu ou de uma faculdade. Foi mesmo comprada numa loja de roupa destinada ao grande público. É que, embora não haja muita gente a perceber de Física, a equivalência massa-energia é facilmente associada a Einstein e à Teoria da Relatividade. Do mesmo modo, muitos serão os que desconhecem Lavoisier, considerado o pai da Química moderna, mas saberão citar a sua lei na famosa formulação “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Na Ciência Económica, o paradoxo da água e do diamante será possivelmente das coisas mais pop, apesar de os termos económicos nos entrarem diariamente em casa através dos telejornais. Como notou Adam

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.