Keyzell revoluciona luta contra cancro do pulmão e da mama

  • Servimedia
  • 11 Maio 2022

A empresa espanhola Keyzell desenvolveu a Keyzell OPS, uma ferramenta de inteligência artificial que seleciona o melhor tratamento para os doentes oncológicos com base nas caraterísticas de cada um.

A empresa espanhola Keyzell, especialista em biotecnologia, juntamente com a empresa tecnológica Iakan, apresentou uma solução de inteligência artificial capaz de recomendar tratamentos personalizados para o cancro do pulmão e da mama, tendo em conta as características individuais de cada paciente e o seu tipo de cancro, noticia a Servimedia.

Esta nova solução, denominada Keyzell OPS, consegue ajudar os oncologistas a tomar decisões mais precisas, de forma a reduzir as recaídas, a sobremedicação, o tempo de hospitalização, os custos de tratamento, o acompanhamento através de todas as fases clínicas e, acima de tudo, o impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes.

Atualmente, a OPS está disponível para o cancro da mama e para o cancro do pulmão, com diferentes modelos para cada caso. No primeiro caso, é um modelo de aprendizagem mecânica para prever a sobrevivência criada a partir de registos de cancro da mama de pacientes nos EUA e no Hospital de Puebla no México e, no segundo, um modelo para prever a eficácia e toxicidade, com registos de cancro do pulmão de hospitais em Espanha.

A empresa afirma que, atualmente, os profissionais de saúde são obrigados a tomar decisões com um elevado nível de incerteza, uma vez que cada paciente pode ter uma resposta diferente aos tratamentos, e a Keyzell OPS visa contrariar essa tendência.

Além disso, a Keyzell diz, ainda, que os protocolos atuais envolvem elevados níveis de toxicidade, “o que aumenta o sofrimento e os efeitos secundários das pessoas afetadas, sendo, por isso, essencial personalizar ao máximo os tratamentos e conhecer o seu nível de eficácia em cada caso“.

Como funciona a Keyzell OPS?

A Keyzell OPS baseia-se num sistema de machine learning que se alimenta de milhares de dados de registos médicos e cria modelos de aprendizagem automática a partir da experiência médica recolhida ao longo dos anos que, de acordo com a empresa espanhola, até agora tinha ficado “por explorar dada a dificuldade de gerir eficazmente um tal volume de dados”.

A empresa salienta que a utilização deste sistema também acelera os tempos de resposta dos pacientes, uma vez que o oncologista apenas precisa de introduzir os dados do paciente na plataforma e esta apresenta logo os tratamentos mais apropriados para o caso.

Isto acaba por ter um impacto positivo nos tempos de gestão dos oncologistas, mas não só. A rapidez e a precisão com que é atribuído o tratamento ao doente aumenta a qualidade do acompanhamento e permite tratar rapidamente as complicações, ao mesmo tempo que melhora os cuidados personalizados aos pacientes.

Para conseguir este nível de eficácia, a Keyzell OPS foi treinada com a tecnologia lakan a partir de milhões de dados de cancro de diferentes grupos de pessoas em todo o mundo.

Esta solução inclui, ainda, reconhecimento de imagem de diagnóstico e considera mais de 30 variáveis de dados clínicos, desde dados de tumores, de orgãos e do estado do paciente, juntamente com leitura de biomarcadores, que lhe permitem indicar o(s) fármaco(s) que tem a maior taxa de sucesso para o caso.

Apesar de a OPS indicar tratamento para o cancro do pulmão e da mama, a KeyZell já tem várias linhas de investigação e formação abertas para outros tipos de cancro e está a desenvolver uma versão ainda mais avançada desta solução para medicina de precisão multieconómica, com um modelo de segurança baseado na tecnologia Blockchain.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Keyzell revoluciona luta contra cancro do pulmão e da mama

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião