House of Lithium comprou a empresa de mobilidade Reby
A House of Lithium, uma das maiores investidoras mundiais em micro-mobilidade elétrica, acaba de anunciar a aquisição de uma das maiores empresas europeias de mobilidade - a Reby.
Uma das maiores investidoras em micro-mobilidade elétrica – a House of Lithium – anunciou a aquisição da Reby, uma empresa espanhola de mobilidade europeia, noticia a Servimedia.
A transação está avaliada em 100 milhões de dólares, mas Pep Gómez, fundador da empresa, juntamente com o resto da equipa de gestão, continuará a ser o responsável por gerir e expandir a Reby.
A House of Lithium é uma plataforma de mobilidade elétrica centrada na identificação, investimento e gestão de empresas privadas relacionadas com mobilidade elétrica e, por essa razão, já fazia parte da panóplia de investidores da Reby, mas decidiu adquirir as restantes ações da empresa, tornando-se, assim, a nova proprietária da companhia espanhola.
A carteira da House of Lithium inclui micro-mobilidade, veículos elétricos para uso pessoal, comercial e partilhado, tanto terrestres como marítimos, baterias e outras tecnologias de armazenamento de energia, infraestruturas de mobilidade elétrica, mercadorias relacionadas com os recursos, moedas criptográficas, cadeia de bloqueio da eficiência energética e a energia de hidrogénio.
Nos últimos dois anos, a House of Lithium investiu mais de 200 milhões de dólares em vários tipos de investimentos. “Ficámos impressionados com o crescimento que a Reby teve desde o nosso investimento inicial, há dois anos. Dada a nossa estratégia atual, foi fácil decidir prosseguir com a transação”, disse Kevin Taylor, presidente da House of Lithium.
“A combinação da tecnologia líder da Reby e do modelo de negócio de partilha de viagens com o fabrico, distribuição, comércio eletrónico e bens de retalho da House of Lithium irá ajudar a criar uma plataforma de mobilidade abrangente para maximizar as oportunidades e os resultados finais. A aquisição da equipa de liderança da Reby na indústria, a experiência do consumidor e a plataforma IoT também reforçarão a nossa I&D centrada na mobilidade e contribuirão para a nossa estratégia global de dados”, acrescentou o responsável.
House of Lithium potencia crescimento da Reby
A Reby é uma das poucas empresas no mercado da micro-mobilidade que conseguiu construir um modelo de negócio rentável. Atualmente, a empresa é líder na Europa do Sul neste domínio, com mais de 18 acordos com administrações públicas.
A empresa foi fundada por quatro empresários (Pep Gómez, Kiran Thomas, Cristina Castillo e GuillemPagès) em 2018, ano em que ganhou o primeiro concurso público de micro-mobilidade na Europa, em Saragoça. Em 2021, apesar da pandemia, a empresa fechou o ano com cerca de 15 milhões de dólares em receitas, com um Ebitda de cerca de três milhões de dólares.
“As capacidades financeiras e a perícia dos mercados de capitais da equipa da House of Lithium fornecerão à Reby a energia adicional de que esta necessita para continuar o seu crescimento. Acredito que as duas empresas se podem complementar muito bem uma à outra. Ao contrário da maioria dos concorrentes, o nosso foco é e continuará a ser a rentabilidade como a métrica mais importante”, garantiu Pep Gómez, fundador e presidente da Reby.
O responsável pela Reby destacou, ainda, que as várias empresas em que a House of Lithium tem uma posição maioritária geram mais de 80 milhões de dólares em receitas anuais, com um claro enfoque no crescimento exponencial, mas sustentável.
“O tempo para as empresas de veículos elétricos gastarem dinheiro em crescimento artificial acabou, o que nos dá uma grande oportunidade de continuar a ganhar num mercado inexplorado, centrado na regulação de infraestruturas e no desenvolvimento de I&D em segurança e ocupação do espaço público, o que é imperativo para as cidades”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
House of Lithium comprou a empresa de mobilidade Reby
{{ noCommentsLabel }}