BRANDS' ECO Autarquia do Ano: Câmara Municipal de Vila de Rei premiada na subcategoria “Reciclagem”

  • ECO + Lisbon Awards Group
  • 18 Maio 2022

Rosa Martins, vereadora da Câmara Municipal de Vila de Rei responsável pelo pelouro do Ambiente, fala do projeto de recolha seletiva de resíduos vencedor na 2ª edição do Prémio Autarquia do Ano.

O município de Vila de Rei foi premiado na subcategoria “Reciclagem” na 2ª edição do Prémio Autarquia do Ano, pelo trabalho desenvolvido na área da recolha seletiva de resíduos. Rosa Martins, vereadora da Câmara Municipal de Vila de Rei responsável pelo pelouro do Ambiente, explica, nesta entrevista, como foi desenvolvido o projeto.

A 3ª Edição do Prémio Autarquia do Ano 2022 tem inscrições abertas até 20 de maio, com categorias que abrangem as mais diversas áreas de atuação, junto da comunidade.

1. Qual foi o processo de escolha primordial, que acabou por resultar num dos projetos vencedores ao Prémio Autarquia do Ano?

A velocidade e a forma como a sociedade consome bens, matérias-primas, produtos e serviços está a deixar de ser sustentável para a capacidade do planeta. Atualmente, as pessoas estão a ganhar uma consciência diferente e estão cada vez mais sensíveis e atentos ao tema da sustentabilidade, procurando diferentes formas de vivência para um mundo globalizado mais eficiente. A sociedade encontrou assim diferentes formas de poupar, reaproveitar, reciclar e partilhar. E os Vilarregenses estão cada vez mais conscientes do valor dos recursos e pugnam pelo seu uso eficiente.

Qual sente que tenha sido a maior relevância do projeto, para o seu município?

Planeta só há um, e temos o dever de o preservar e as medidas que temos vindo a implementar tem vindo a contribuir para um concelho cada vez mais sustentável e em perfeito equilíbrio. Atualmente muita coisa ainda vai para o caixote do lixo que objetivamente devia ir para a reciclagem e o nosso foco está em capacitar os nossos munícipes para a mudança de hábitos. Como sempre, o nosso objetivo passa por servir as populações, defender o ambiente e garantir um futuro melhor para todos.

Rosa Martins, vereadora da Câmara Municipal de Vila de Rei responsável pelo pelouro do Ambiente.

Como foi o processo de implementação do projeto?

As políticas ambientais levadas a cabo pelo município ao longo dos últimos anos, com especial destaque para a colocação de ecopontos em muitos locais da sede do concelho e nas nossas aldeias, colocam-nos num lugar de destaque na recolha seletiva de resíduos e mostram que o caminho que seguimos está a traduzir-se em excelentes resultados.

Ano após anos, os resultados têm vindo a melhorar, fruto do forte investimento e da aposta do município, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a valorizar, aportando cada vez mais valor.

Considera que existe uma real importância do trabalho feito diariamente pelas autarquias e seus parceiros, junto da sua comunidade?

Evidentemente, os municípios são as entidades mais bem posicionadas para identificar os desafios mais urgentes e as lacunas de desenvolvimento no seu território, assumindo um papel de interveniente-chave na mobilização de agentes locais, promoção do diálogo e empenho, de modo a contribuir para uma verdadeira comunidade sustentável.

Na edição passada do Prémio Autarquia do Ano, o seu município foi destacado como um dos detentores de um projeto inovador e premiado por isso. Sente que valorizou o seu município?

Sim. A visibilidade que o prémio deu permitiu projetar o município como uma referencia nacional para a recolha seletiva, apesar de ser um concelho de baixa densidade populacional e com pouco recursos, conseguimos implementar boa medidas que se têm traduzido em bons resultados reforçado uma excelente imagem de serviço público.

Acredita que as populações, aos dias de hoje, reconhecem e valorizam o trabalho de uma autarquia local?

Claro que sim, os Vilarregenses são exímios e muito participativos a promover os hábitos diários de reciclagem, tendo-se verificado por exemplo em 2021 um aumento de 21,59% na reciclagem de vidro, em comparação com o período homólogo do ano anterior. A mesma situação se verifica na reciclagem do papel e cartão, com um aumento de 2,74%. Já a reciclagem dos resíduos de embalagem em 2021, registou um decréscimo de 8,20% em comparação com 2020.

Os habitantes de Vila de Rei são os que mais reciclam entre os 25 concelhos abrangidos pela Valnor, com uma média total de 84,12 Kg/hab./ano de resíduos recicláveis (mais 7,79Kg/hab./ano do que em 2020), superando a meta definida para 2021 de 80 Kg/hab./ano, sendo estes resultados muito superiores à média de Municípios que integram a Valnor, que se cifra nos 45,42 kg/hab. Todos estes contributos dos Vilarregenses fazem com que o município não tenha custos acrescidos com os resíduos a enviar para aterro.

Como avaliariam a comunicação com os vossos eleitores?

O município ao longo dos últimos anos tem vindo a adotar uma comunicação participativa e transparente, criando compromisso, responsabilidade e ambição junto da sua comunidade. A inclusão da comunidade através da comunicação e da participação cívica tem sido indispensável para o sucesso do projeto, e os Vilarregense tem vindo a participar de forma planeada e ativa na conceção do sistema de gestão de resíduos no sentido de garantir a redução do uso de recursos.

Só desta forma serão mudados os atuais padrões de comportamento dos consumidores e assim contribuir para a eliminação progressiva da produção de resíduos. Aliás, aproveito para deixar uma palavra de apreço a todos os Vilarregenses e a todos aqueles que todos os dias recolhem e separam os seus resíduos, colocando-os nos ecopontos, contribuindo para a preservação ambiental da nossa região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarquia do Ano: Câmara Municipal de Vila de Rei premiada na subcategoria “Reciclagem”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião