“Quadros com esperança”: o cancro de mama visto pela emoção

  • Servimedia
  • 24 Maio 2022

A exposição "Quadros com Esperança" foi inaugurada esta terça-feira no hospital San Carlos, em Madrid, e mostra as emoções de doentes com cancro de mama, "pintadas" através de inteligência artificial.

A exposição “Quadros com Esperança”, que tem como objetivo sensibilizar para o cancro da mama metastático triplo negativo (uma doença sem cura e com poucas alternativas terapêuticas disponíveis) através da arte, foi inaugurada esta terça-feira no Hospital Clínico San Carlos, em Madrid, noticia a Servimedia.

Ao contrário de outro tipo de exposições, esta tem uma particularidade, uma vez que, através da Inteligência Artificial, capturou e transformou as emoções manifestadas por três mulheres com cancro da mama tri-negativos, durante uma entrevista sobre o seu diagnóstico, numa série de nove fotografias.

Para isso, as três doentes responderam a algumas perguntas sobre a sua doença e, enquanto falavam sobre questões como diagnóstico, aceitação e futuro, esta tecnologia de última geração fazia o registo dos sentimentos e variações de emoções que as mulheres iam manifestando nos quadros que agora estão expostos no San Carlos.

Na exposição também podem ser vistas as “capturas” do sentimento de esperança destas três mulheres, que acabou por também ser registado pelo sistema de IA quando as doentes falaram sobre a fé que têm na investigação e inovação para que encontre uma cura para esta doença. Daí o nome da exposição ser “Quadros com Esperança”.

O principal objetivo desta iniciativa é concentrar-se no impacto emocional das pessoas com cancro da mama metastático triplo negativo ao saberem que têm opções e como estas geram uma esperança que muda a sua perspetiva sobre a sua doença.

Esta experiência artística inovadora, promovida por Gilead, tem o apoio de Solti e da Metastatic Breast Cancer Association e pode ser visitada no Pavilhão de Oncologia até ao dia 30 de Junho. Para além disso, nas próximas semanas, cidades como Barcelona e Valência também vão receber esta exposição.

34 mil novos casos registados ao ano em Espanha

Todos os anos, são diagnosticados 34 mil novos casos de cancro da mama em Espanha, e estima-se que cerca de 10% a 15% deles são triplamente negativos. Entre estes, o cancro da mama metastático triplo negativo (mTNBC), que afeta principalmente mulheres jovens, na pré-menopausa, é o subtipo mais agressivo e apenas 12% das mulheres com este tipo de cancro sobrevivem cinco anos.

“Este cancro tem o pior prognóstico de todos os cancros da mama. Os pacientes são jovens, com vidas ativas, famílias e empregos. São mulheres que não podem esperar, para quem todos os dias contam e para quem as opções são muito limitadas. É por isso que em Gilead estamos incansavelmente a investigar para desenvolver inovações que nos permitam oferecer soluções e esperança a estas mulheres, mudar o seu prognóstico e colaborar com todos os interessados. A inovação só é útil se chegar rapidamente aos doentes”, afirmou David Marín, Oncologia BUD sénior em Gilead, durante o seu discurso no colóquio.

A mesma opinião é partilhada por Pilar Fernández, presidente da Associação do Cancro da Mama Metástático, que referiu que “o cancro da mama triplo negativo e metastático é uma patologia esquecida dentro do discurso social do cancro da mama” e insistiu que as pacientes com este diagnóstico exigem, sem perderem o desejo de continuar a lutar, mais investigação e inovações para as suas vidas.

A associação sublinha que o impacto do diagnóstico marca um antes e um depois nas suas vidas e que a investigação é o único caminho para uma solução. “O que precisamos é que a investigação avance porque a sobrevivência e qualidade de vida destes pacientes triplamente negativos depende de avanços oncológicos, e que estes avanços cheguem a todos os pacientes por igual”, concluiu a presidente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Quadros com esperança”: o cancro de mama visto pela emoção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião