Biotech startups cada vez mais relevantes no setor da saúde
O desenvolvimento de startups como a 24Genetics, KeyZell ou eKuore, que procuram melhorar a saúde das pessoas através de novas tecnologias, está a tornar-se cada vez mais relevante no setor da saúde.
As startups biotecnológicas estão a ganhar uma importância cada vez maior dentro do setor da saúde, uma vez que procuram desenvolver novas tecnologias que ajudem a melhorar o bem-estar dos doentes, noticia a Servimedia.
Em Espanha, o setor biotecnológico tem estado sempre na vanguarda em termos de inovação, rapidez e prontidão e tornou-se cada vez mais um negócio rentável, tanto para investidores como para empresários. Prova disso é o impacto que estas empresas têm na economia espanhola, já que contribuem com cerca de 0,7% para o PIB espanhol.
Como consequência, a investigação biotecnológica está a crescer rapidamente e os investimentos no setor estão a tornar-se mais frequentes e com menor risco.
Dentro das biotech startups espanholas que investigam novas soluções para doenças como o cancro ou aplicações móveis para otimizar os serviços de assistência médica para melhorarem a saúde das pessoas destacam-se três – a 24Genetics, a KeyZeel e a eKuore.
A 24Genetics está presente em mais de 100 países e comercializa sete testes de ADN diferentes – ascendência, nutrigenética, farmacêutica, saúde, desempenho desportivo, dermogenética e talento e personalidade. Estes testes, reconhecidos pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), são feitos num laboratório europeu e utilizam a tecnologia da Illumina, um dos líderes mundiais em sequenciação genética.
Já a KeyZell acabou de lançar um sistema inovador de Inteligência Artificial que pretende ser o futuro da medicina de precisão em oncologia, chamado KEYZELL OPS. De momento, só está disponível para o cancro do pulmão e da mama, mas promete ser um instrumento-chave na luta contra o cancro, pois é capaz de recomendar aos médicos os tratamentos mais apropriados para cada paciente e o seu tipo de cancro.
Finalmente, a startup eKuore visa ligar a saúde às novas tecnologias móveis através da criação, desenvolvimento e comercialização de dispositivos médicos. O objetivo é que estes dispositivos controlem e monitorizem os doentes de uma forma rápida e simples a baixo custo.
Além disso, outra das suas ferramentas – o eKuore Pro-, melhora a eficiência do pessoal de saúde, tanto no tratamento de doentes crónicos como nas unidades de hospitalização domiciliária, uma vez que evita viagens desnecessárias, já que permite que o médico especialista não tenha de estar presente. Esta ferramenta já é usada em países como a América do Sul, a Austrália, os Estados Unidos, o Japão, os Emirados Árabes, a Inglaterra, Espanha e a Itália.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Biotech startups cada vez mais relevantes no setor da saúde
{{ noCommentsLabel }}