EDP tem novo logótipo para a transição energética

“Our energy and heart drive a better tomorrow”. É este o purpose statement da EDP, que apresenta esta quinta-feira um novo logótipo, assinado pela britânica Pentagram

EDP apresenta rebranding da marca - 02JUN22

Our energy and heart drive a better tomorrow. É este o purpose statement da EDP, que apresenta esta quinta-feira um novo logótipo. O vermelho, cor que a energética adotou em 2004, é agora substituído por tons verdes, azuis e roxos. “Os verdes da natureza, os azuis que começam na natureza, no mar, na água, mas vão para a tecnologia, o azul é a cor da tecnologia. E vamos para os roxos, que têm tudo a ver com pessoas, com a diversidade cultural”, justifica ao ECO Vera Pinto Pereira, membro da comissão executiva da EDP e CEO da EDP Comercial.

O novo logótipo representa então a natureza, a tecnologia e as pessoas, três eixos centrais na nova imagem da marca, que pretende traduzir o compromisso com a descarbonização e as linhas apresentadas em 2021 no plano estratégico da empresa, atualmente presente em 28 geografias.

“É um logótipo feito em 2D, mas tem esta tridimensionalidade, este movimento constante. Diz muito sobre nós enquanto organização, sobre a nossa facilidade de adaptação e de reação. É delicado, mas ao mesmo tempo robusto. Num setor como o das utilities, a nossa tecnologia tem que ser robusta, tem que ser fiável. Tem a delicadeza de uma tecnologia complexa, mas a robustez de uma tecnologia fiável”, prossegue.

A espiral, por seu turno, pretende sugerir movimento e inovação constante. “É a circularidade da natureza. Reflete sobre a circularidade das economias, e pretendemos que sejam cada vez mais circulares nesta preocupação com a sustentabilidade, e acaba na circularidade das nossas próprias tecnologias de geração, as turbinas de água, as turbinas eólicas e o próprio sol. Para além do círculo ser a forma perfeita, a circularidade é também o que está na base de inspiração da imagem”, prossegue.

A espiral não tem princípio nem fim: “Temos uma história enorme. A marca não pretende passar a ideia de que ‘hoje começa algo’. Hoje não começa nada hoje, continua algo de extremamente impactante e importante. E que nos leva para o futuro, sem limite, sem fim”, diz Vera Pinto Pereira, garantindo que esta nova imagem não pretende traduzir um corte com o passado.

O novo logótipo é assinado pela britânica Pentagram, agência de design também presente em Nova Iorque, Berlim e Texas. E porque não por uma agência local? “Por duas razões principais, a primeira é que seria difícil escolher uma em detrimento dos outros, em Portugal. Acho que temos agências ótimas e seria difícil entregar este rebranding tão importante. Mas a segunda razão foi que encontramos na Pentagram uma equipa multidisciplinar e também multicultural. A Marina Wiler, que é a principal designer do escritório de Londres é brasileira. Na equipa havia também uma designer portuguesa e Hamlet Auyeung, chinês. São pessoas que conhecem as regiões nas quais estamos”, justifica ao ECO Vera Pinto Pereira.

O logótipo será aplicado para todas as unidades do grupo, sempre com as mesmas cores. É “one company, one culture, one brand”, sintetiza Vera Pinto Pereira.

E este é o melhor momento para apresentar uma mudança de imagem? “Qual é o bom momento? Desde que o nosso plano de negócios não seja posto em causa, tenhamos um orçamento adaptado à realidade, é sempre um bom momento para arrumar a casa. Porque ficaremos mais fortes e mais robustos para endereçar precisamente os desafios”, diz.

A nova imagem, e propósito da companhia, foi apresentada aos colaboradores na tarde desta quinta-feira, em Lisboa. O evento foi transmitido digitalmente para todo o grupo e, nas diferentes geografias, foram também organizados eventos físicos para acompanhar a transmissão. A campanha publicitária, assinada pela Havas, arranca no dia 8. “We Choose Earth – Nós Escolhemos a Terra”, é o claim.

Este logótipo implicou seis a oito meses de trabalho, mas é o culminar de todo um processo que começou com a apresentação do plano estratégico, em fevereiro de 2021. “Uma marca não é um logótipo. Não é uma identidade visual, não é um nome ou uma campanha criativa. Uma marca é um conjunto de valores com um posicionamento específico e é uma narrativa de um negócio”, enquadra a gestora que, em entrevista ao ECO, enquadra a mudança de imagem e aponta os desafios da marca EDP.

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