BRANDS' ECO Autarquia do Ano: Freguesia de Touro premiada com o projeto “Burel”
Mário Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Touro, explica o projeto vencedor na 3ª edição do Prémio Autarquia do Ano, na subcategoria Conservação do Património.
A junta de freguesia do Touro foi uma das vencedoras da 3ª edição do Prémio Autarquia do Ano, uma iniciativa do Lisbon Awards Group que visa distinguir o que de melhor se faz nas freguesias e câmaras portuguesas e que contou este ano com mais de 40 projetos premiados.
Mário Morgado, presidente da junta de freguesia do Touro, explica o projeto “Burel”, distinguido na subcategoria Conservação do Património.
1. Qual foi a razão primordial que levou à seleção do vosso projeto, que acabou por se tornar vencedor nesta 3ª Edição dos Prémios Autarquia do Ano?
Acreditamos que a escrita e o design ajudaram, mas o esforço presente na preservação de memória do Touro, do património e das pessoas, catapultando desenvolvimento económico e um futuro sustentável, foram fundamentais.
2. Qual sente que tenha sido o impacto do vosso projeto, a níveis práticos, no seu município e na sua comunidade?
Notoriedade, reconhecimento e impacto nos meios de comunicação social.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2022/06/mario-jftouro-2.jpg)
3. Considerando os últimos momentos caracterizados pelo COVID-19, quais sentem terem sido as melhores estratégias/soluções aplicadas pelo município?
Divulgação clara das regras, distribuição de equipamentos de proteção, informação e acompanhamento ativo pela Junta de Freguesia e Unidade Local de Proteção Civil.
4. Quais os principais pontos fortes do projeto submetido ao Prémio Autarquia do Ano que, para si, foram fundamentais?
As histórias, o storytelling, a paisagem vivida, viva e vivenciada. E o facto de ser uma edição em papel, única e colecionável. Sem edições digitais.
5. Considerando que nos encontramos novamente num formato presencial, acredita que existe algum impacto positivo no trabalho realizado diariamente pelo município? De que maneira?
Já não é o “ouvi dizer”, mas tão simplesmente o “fui constatar”.
6. Considerando o projeto em questão, como foi a implementação do mesmo?
Iniciámos o lançamento com uma sessão pública, alargámos o envio à diáspora e estamos agora, no terceiro número, a acompanhar o lançamento com conferências que dão lastro à temática de cada revista que tem por objetivo apontar caminhos e retirar partido das potencialidades deste território e destas gentes. O povo, o bom povo de Touro, tem sido o maior divulgador desta revista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autarquia do Ano: Freguesia de Touro premiada com o projeto “Burel”
{{ noCommentsLabel }}