Arábia Saudita preside grupo de ajuda humanitária da ONU até 2023

  • Servimedia
  • 5 Julho 2022

O Grupo de Apoio de Doadores para o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU vai ser presidido pela Arábia Saudita até junho de 2023.

A Arábia Saudita começou, este mês, a presidir o Grupo de Apoio de Doadores para o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários e vai manter esta posição até junho do próximo ano, noticia a Servimedia.

As prioridades da Arábia Saudita durante a sua presidência incluem trabalhar para alargar a base de doadores e a integração de novos parceiros, reforçar a coordenação, a resposta humanitária e a prestação de ajuda às pessoas necessitadas, e intensificar a cooperação com os doadores e o gabinete da ONU.

Entre o apoio destacado pela Arábia Saudita ao Grupo de Doadores em Apoio ao Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU, o Reino Saudita salienta que este grupo inclui mais de 156 países com um total de 96 mil milhões de dólares e ajuda humanitária que engloba mais de 84 países em desenvolvimento.

De acordo com a Plataforma de Monitorização da ONU, a Arábia Saudita ocupava, em 2021, o terceiro lugar mundial em ajuda humanitária, o que já demonstra o interesse do país em prestar auxílio aos mais necessitados e acaba, também, por justificar a escolha do mesmo para esta presidência.

O Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) está mandatado para coordenar a ação humanitária e assegurar que as pessoas afetadas por crises recebam a assistência e proteção necessárias. As ações do OCHA visam alcançar uma resposta eficaz e eficiente através das cinco funções centrais da organização: coordenação, advocacia, desenvolvimento de políticas, financiamento humanitário, e gestão da informação.

O Grupo de Apoio aos Doadores do OCHA (ODSG) é a principal plataforma de interação entre a agência da ONU e os seus doadores, e serve como conselho consultivo sobre questões de política, gestão e financiamento. É também um mecanismo de responsabilização, partilha de informação e consulta sobre as prioridades da OCHA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita preside grupo de ajuda humanitária da ONU até 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião