Pensões dos 100 aos 1.000 euros. Saiba quanto vai receber de aumento extra

O aumento extra prometido de 10 euros não será de 10 euros porque é preciso descontar a atualização das pensões feita em janeiro. Veja aqui todas as simulações.

A partir de hoje os pensionistas da Segurança Social recebem o aumento extraordinário de pensões de 10 euros e no próximo dia 19 será a vez dos reformados da Caixa Geral de Aposentações.

Segundo disse ao ECO fonte oficial da Segurança Social, o aumento extra “vai abranger 2,3 milhões de pensionistas no total, dos quais 2,1 milhões de pensionistas da Segurança Social e 240 mil pensionistas da CGA”.

O bónus extra implica o pagamento de até 10 euros/mês por pensionista, cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 2,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), ou seja, inferior a 1.108 euros.

Como o Orçamento do Estado deste ano só entrou em vigor a 28 de junho, os pensionistas também vão receber esta sexta-feira o bónus com retroativos a janeiro. Isto acontece precisamente no mês em que os reformados recebem na sua conta o subsídio de férias que também já chegará acrescido do bónus de até 10 euros para pensões até 1.108 euros.

Veja as simulações

No Orçamento do Estado, o Governo escreveu que “para além da atualização regular das pensões nos termos da lei, está previsto também um aumento extraordinário de 10 euros a partir de janeiro, beneficiando 1,9 milhões de pensionistas cujo montante global de pensões é igual ou inferior a 2,5 vezes o valor do IAS”.

Mas atenção. O aumento não será de 10 euros. Porquê? Porque aos 10 euros, “é deduzido o valor da atualização anual das pensões verificado em 1 de janeiro de 2022”.

Por exemplo, um pensionista que receba uma pensão bruta de 600 euros viu a sua reforma ser atualizada em janeiro em 1%, ou seja, passou a receber mais 6 euros/mês (ver tabela em cima).

Isto quer dizer que agora, em julho, vai receber um bónus de 4 euros (para que o aumento mensal perfaça os 10 euros prometidos).

Além disso, este pensionista vai receber os 4 euros com retroativos de janeiro a junho, ou seja, vai receber mais 24 euros (4 euros X 6 meses).

E não estranhe se lhe aparecer mais dinheiro na conta. Por coincidência, este mês os pensionistas também recebem o subsídio de férias, que também será pago já com o bónus extra.

No exemplo acima, este pensionista na prática vai receber a pensão normal, o subsídio de férias e ainda o bónus extra referente a oito meses (aos retroativos de janeiro a junho, ao bónus de julho, e o extra do subsídio de férias).

Recorde-se que em janeiro deste ano as pensões até 886,40 euros foram atualizadas em 1% e aquelas entre 886,40 e 2 659,20 euros tiveram um aumento de 0,49%.

Para 2023, o Governo já disse que mesmo com a inflação em valores recorde, não vai mexer na regra de atualização das pensões, o que quer dizer que as pensões abaixo dos 947 euros podem vir a ter aumentos “históricos”, de 6,9%, no próximo ano.

E se tiver em conta os impostos?

Os valores apresentados nas simulações anteriores são valores brutos. O ECO pediu à consultora ILYA, especializada em assuntos fiscais, que apresentasse o valor das pensões tendo em conta as taxas de retenção na fonte de IRS para saber quanto é que realmente levam para casa os pensionistas.

Recorde-se que as tabelas de retenção dos pensionistas foram ajustadas este mês precisamente para evitar que com o aumento extra de 10 euros os reformados saltassem de escalão de IRS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões dos 100 aos 1.000 euros. Saiba quanto vai receber de aumento extra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião