Alemanha resgata Uniper e fica com 30% do capital

O Estado alemão comprará as ações da Uniper por um valor nominal de 1,70 euros e ficará com 30% do capital da energética, a qual enfrenta dificuldades face ao corte de gás russo.

O governo alemão já finalizou os planos do resgate financeiro à energética Uniper, anunciou esta sexta-feira o chanceler alemão Olaf Sholtz.

“A Uniper é uma empresa de vital importância para o desenvolvimento económico do nosso país e para o abastecimento energético dos nossos cidadãos”, cita a DW as declarações de Scholz.

Numa conferência de imprensa, o líder alemão anunciou que o Estado deverá ficar com 30% da empresa, dando conta de que, entre outras medidas de estabilização, a linha de crédito que serve a Uniper, disponibilizada pelo Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW), será aumentada de 2.000 milhões de euros para 9.000 milhões de euros.

O instrumento das obrigações contingentes convertíveis – que no final do prazo são automaticamente convertidas em ações – será também utilizado, o que, segundo Scholz, significaria uma injeção de “capital híbrido” para a empresa no valor de 7.700 milhões de euros.

Como o chanceler salientou esta sexta-feira, o Estado alemão comprará as ações da Uniper por um valor nominal de 1,70 euros, apesar de as mesmas negociarem a mais de 8 euros em bolsa, estando esta sexta-feira a desvalorizar mais de 20%. O chanceler salientou ainda que a finlandesa Fortum, principal acionista, também dará uma “contribuição”.

A Alemanha, tal como muitos países do bloco europeu, tem estado a enfrentar dificuldades em aligeirar os danos provocados pelas reduções no fluxo de abastecimento do gás russo, via Nord Stream, numa altura em que são feitos esforços para garantir que existem reservas para o inverno. De acordo com as contas da energética, os prejuízos poderão ascender os 6,3 mil milhões de euros graças à redução de 60% no fluxo de gás, via Nord Stream, que começou a 14 de junho.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha resgata Uniper e fica com 30% do capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião