Espanha: Consumidores estão mais contidos durante inflação
De acordo com o estudo ‘mystery shopping’ da IO Research, a inflação tem levado a que os espanhóis estejam mais contidos no seu consumo. Promover cuidados no atendimento ao cliente pode ser a solução.
Oito em cada dez proprietários de empresas hoteleiras já estão a notar a mudança nas atitudes dos consumidores devido ao aumento significativo da inflação, de acordo com a Associação Espanhola de Empregadores de Hotelaria e Restauração, noticia a Servimedia.
Esta mudança pode ser resumida em gastos médios mais baixos e num menor número de clientes que visitam estabelecimentos. E, tendo em conta que em Espanha existem mais de 315 mil estabelecimentos que empregam 1,7 milhões de pessoas e que o setor representa 6,4% do PIB, as soluções que existem para remediar a situação, como as compras mistério, são fundamentais, especialmente durante o período de férias.
Num contexto de aumento dos preços, os consumidores estão à espera de um melhor serviço quando se dirigem a algum estabelecimento, pelo que a compensação esperada deve vir de uma excelente prestação de serviço, que começa na entrada do estabelecimento.
De acordo com dados da IO Research, líder na utilização de compras misteriosas para pesquisa de mercado, um bom acolhimento do cliente ao entrar num café, restaurante ou hotel aumenta a sua satisfação com o espaço em 1,7 pontos, reduz consideravelmente a saída do estabelecimento e aumenta a probabilidade de regressarem.
Mais especificamente, de acordo com a MSPA (Mystery Shopping Professionals Association) existem histórias de sucesso que atingem aumentos de vendas de até 300% num mês, tais como alguns restaurantes nos aeroportos internacionais mais importantes.
As compras mistério aplicadas à indústria hoteleira, além de aumentarem a probabilidade de atrair clientes, são também fundamentais para verificar se os estabelecimentos cumprem os protocolos e normas estabelecidas, tais como saúde e limpeza, ar condicionado, se as normas de qualidade são respeitadas, se os produtos estão em boas condições, e se o tratamento oferecido aos trabalhadores corresponde aos padrões estabelecidos pela estratégia empresarial.
Esta estratégia de cuidar de todos os detalhes do atendimento, de acordo com o IO Research, acaba por ser a melhor solução numa altura em que o gasto médio de cada consumidor é menor e se torna extremamente necessário aumentar as hipóteses de os consumidores regressarem. Constituir um bom serviço torna-se, por isso, fundamental para este setor.
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