Petrolífera Exxon Mobil obtém lucro recorde no primeiro semestre

  • Lusa
  • 29 Julho 2022

A empresa faturou 206.181 milhões de dólares entre janeiro e junho, 62% acima do que tinha registado um ano antes.

A petrolífera Exxon Mobil, a maior dos Estados Unidos, obteve lucros no primeiro semestre de 23.330 milhões de dólares (22.877 milhões de euros), mais do triplo do que no mesmo período de 2021 e um novo recorde. Entre janeiro e junho, a Exxon Mobil faturou 206.181 milhões de dólares, 62% acima do que tinha registado um ano antes, o que se deve ao elevado preço do petróleo e do gás e a um aumento da produção.

No segundo trimestre, o período mais seguido pelos mercados, a companhia com sede em Irving (Texas) teve um lucro líquido de 17.850 milhões de dólares (17.503 milhões de euros), quatro vezes mais do que no mesmo período do ano anterior. Nesses três meses, a Exxon Mobil faturou 115.681 milhões de dólares.

As contas do último trimestre incluem também um impacto positivo de quase 300 milhões de dólares com a venda de alguns ativos, explicou a empresa em comunicado.

Os enormes lucros das companhias petrolíferas estão na mira do Governo norte-americano, confrontado com uma inflação descontrolada em grande parte ligada ao aumento dos preços dos combustíveis. No passado mês de junho, o Presidente norte-americano, Joe Biden, criticou publicamente a Exxon e acusou a petrolífera de manter baixa a produção de gasolina para beneficiar dos preços elevados.

No trimestre mais recente, a produção de petróleo da Exxon aumentou cerca de 4%, indicou a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petrolífera Exxon Mobil obtém lucro recorde no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião