Espanha: Bancos não admitem lucros extraordinários

  • Servimedia
  • 17 Agosto 2022

Em causa estão os impostos sobre lucros extraordinários que os bancos de Espanha consideram ser uma medida ineficaz que em nada ajuda a combater a inflação.

Os bancos insistem que os impostos sobre lucros extraordinários são uma medida ineficaz que não ajuda a combater a inflação e a refutar o “mantra” lançado pelo governo espanhol e os seus parceiros parlamentares de que estas empresas financeiras obtêm grandes lucros “caídos do céu”, noticia a Servimedia.

“O conceito de ‘lucros extraordinários’, com a sua conotação de lucro ‘excessivo’, é subjetivo e a sua determinação está ao capricho do governo sem qualquer elemento objetivo para o apoiar”, dizem fontes da indústria.

Na opinião das mesmas fontes, é muito difícil “determinar que um certo nível de lucro é ‘normal’ e um nível de lucro mais elevado é ‘excessivo'”, uma vez que, para além de ser um elemento subjetivo, “contradiz a ideia de eficiência económica” e levará a “uma diminuição do investimento, criação de emprego e riqueza”.

Em relação à subida das taxas de juro e ao seu impacto na Euribor, explicam que “não existe uma correlação direta e proporcional entre a subida deste índice e os lucros realizados pelas instituições financeiras”. Portanto, “o efeito de um tal aumento no ROE dos bancos não é claro”.

Os bancos assinalam que a rentabilidade das instituições de crédito deriva do lucro que obtêm ao assumirem o risco de incumprimento no processo de canalização da poupança para o investimento, e os custos associados ao incumprimento de tais empréstimos tendem a ser mais elevados quando o ambiente económico é incerto e a inflação é elevada.

Segundo cálculos do Instituto de Estudos Económicos (IEE), os impostos do governo sobre os setores bancário e energético poderiam ter um impacto contracionista na atividade económica de quase cinco mil milhões de euros e uma perda significativa de empregos.

Salientam, também, as diferenças com os principais países europeus e os seus concorrentes no setor: “Este tipo de imposto é particularmente prejudicial para o modelo de negócio dos bancos espanhóis. O rendimento líquido de juros representa 69% do total do rendimento líquido de exploração, em comparação com 53,6% em média para os bancos da UE, 49% para os bancos alemães ou 44% para os bancos franceses. Incluindo comissões e comissões, o agregado representa 95% das receitas líquidas totais de exploração dos bancos espanhóis em comparação com 85% dos bancos europeus”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha: Bancos não admitem lucros extraordinários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião