China volta a reduzir taxas de juro para estimular economia

  • Lusa
  • 22 Agosto 2022

O Banco Popular da China vai reduzir a taxa de referência para empréstimos em cinco pontos base, de 3,7% para 3,65%, face à desaceleração da economia do país asiático.

O Banco Popular da China anunciou esta segunda-feira que vai reduzir a taxa de referência para empréstimos em cinco pontos base, de 3,7% para 3,65%.

A taxa referencial para créditos (LPR, na sigla em inglês) a um ano registou a última variação em janeiro passado, quando o banco central chinês a reduziu a partir de 3,8%.

O banco anunciou ainda uma redução de 15 pontos base, de 4,45% para 4,3%, para a LPR a cinco anos, que já em maio teve uma redução semelhante.

Estas decisões coincidem com as expectativas de analistas e investidores, de que o banco central da China iria reduzir as taxas de juro, face à desaceleração da economia do país asiático.

Na semana passada, a instituição anunciou uma redução em 10 pontos base nas linhas de crédito de médio prazo (MLF) e nos acordos de recompra (“repos”), uma forma de empréstimo de curto prazo para negociadores de títulos do governo. Ambos são importantes instrumentos de financiamento do sistema bancário.

O LPR é calculado a partir das contribuições de preços de uma série de bancos, incluindo pequenos credores que tendem a ter custos de financiamento mais altos e maior exposição a crédito malparado, e visa reduzir os custos dos empréstimos e apoiar a “economia real”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China volta a reduzir taxas de juro para estimular economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião